Um projeto ambiental inovador de gestão de resíduos sólidos será implementando no município de Cruzeiro do Sul. A ideia é transformar o lixo em energia elétrica sustentável. Para isso, a prefeitura da cidade anunciou, nesta semana, uma parceria com a organização não-governamental CBCN, que é responsável pelo recolhimento dos resíduos de Cruzeiro do Sul. 6p2z6b
Segundo o prefeito Ilderlei Cordeiro, apenas o município mineiro de Boa Esperança já adotou tecnologia semelhante. “Cruzeiro do Sul vai ser o segundo município do Brasil a ter essa tecnologia de gaseificação do lixo através de pirólise. Nós vamos montar uma usina que vai se tornar referência na Amazônia e para o mundo”.
Os investimentos serão feitos com recursos de empresas privadas, de acordo com o consultor Técnico de Resíduos Sólidos, Walfrido Ataides. “A prefeitura vai fazer um projeto, vai fazer uma chamada pública, que vai convocar investidores que possam a isso. Ele consiste na redução das despesas que o município tem, já que ele paga energia elétrica, ele vai gerar a própria energia. Com os custos evitados da compra da energia, ele paga a infraestrutura dessa destinação de resíduos moderna, que não terá mais lixão. O lixo será todo tratado e separado e vai gerar energia elétrica dando uma sustentabilidade ambiental muito grande ao município de Cruzeiro do Sul”.
A expectativa da Prefeitura de Cruzeiro do Sul é que a usina seja instalada até setembro deste ano. O processo de implantação será acompanhado pelo Ministério Público do Estado do Acre. A organização não-governamental CBCN estima que o lixão da cidade seja desativado em aproximadamente um ano e meio. Cerca de dois mil metros cúbicos de resíduos serão retirados do local.
Fonte: EBC
De 2019 a 2024, quase 10 milhões de exames específicos para o diagnóstico de glaucoma…
O governador do Acre, Gladson Camelí, participou, na manhã desta quinta-feira, 22, da abertura das…
O governo do Estado do Acre deu mais um o importante no fortalecimento da saúde…
O Ministério da Integração e do Desenvolvimento Regional (MIDR), por meio da Defesa Civil Nacional,…
Parece ser um ponto definido a candidatura da vice-governadora Mailza Assis (PP), foto, por dois…