Categorias: Destaque

ONU promove no Acre sensibilização para inserção de imigrantes no mercado de trabalho 4a4ms

A Organização Internacional para as Migrações (OIM) realizou na terça-feira (18) a segunda capacitação do ano voltada à implementação de políticas para migrantes em situação de vulnerabilidade no mercado de trabalho. Desta vez, a atividade aberta ao público aconteceu em Rio Branco. 276q73

O objetivo do evento foi sensibilizar o setor privado para a inserção laboral de pessoas migrantes e refugiadas. Na capital do Acre, também foram dados esclarecimentos sobre a estratégia de interiorização dos venezuelanos e venezuelanas, que os leva voluntariamente de Roraima a outros estados do Brasil visando uma melhor integração socioeconômica na sociedade brasileira.

O evento também contou com sessões de tira-dúvidas sobre direitos laborais por fiscais do trabalho e depoimentos de empresas e empregados sobre experiências de sucesso.

“Buscamos com essa abordagem combinada entre o apoio direto, o fortalecimento das habilidades dos migrantes e a sensibilização do setor privado e dos parceiros da sociedade civil contribuir para a integração econômica dos migrantes na sociedade brasileira ao longo prazo”, explicou o chefe de missão da OIM no Brasil, Stephane Rostiaux.

O Acre possui atualmente cerca de 2.600 migrantes internacionais, segundo dados da Polícia Federal e tem sido, ao longo dos últimos anos, uma rota importante para milhares de migrantes.

“Dentre as políticas que são de responsabilidade da Secretaria de Estado de Assistência Social, dos Direitos Humanos e de Políticas para as Mulheres (SEASDHM) do Acre está a política de apoio e promoção de direitos de migrantes e refugiados, e diante da crise mundial que assistimos, temos o dever humano e legal de acolher e integrar essas pessoas”, disse a diretora de políticas de direitos humanos da SEASDHM, Francisca Britto.

“A ideia de buscar a importante parceria com a OIM é exatamente essa, abrir caminhos para que essas pessoas possam ter autonomia financeira e um pouco da sua dignidade restaurada.”

Oficinas para a inserção laboral de migrantes
Inaugurada na capital paulista em dezembro de 2018, a formação realizada pela OIM ou em 2019 por Santa Catarina, Paraná, Rio de Janeiro, Roraima, Mato Grosso do Sul, Mato Grosso, Rio Grande do Sul e Pernambuco. Mais de 500 pessoas já participaram da capacitação gratuita.

“No decorrer de 2019, a OIM realizou 14 oficinas em todas as regiões do país. Neste ano, começamos com Minas Gerais, com o objetivo de sensibilizar setor privado para promover o o dos migrantes ao mercado de trabalho com uma capacitação direcionada aos empregadores”, afirmou a assistente de projetos da OIM, Carla Lorenzi.

“Ao longo do ano, vamos intensificar nossas atividades de apoio ao governo brasileiro na integração econômica de imigrantes em situação de vulnerabilidade no Brasil”, declarou.

Em Rio Branco, a capacitação é realizada em parceria com a Secretaria de Estado de Assistência Social, dos Direitos Humanos e de Políticas para as Mulheres do Governo do Acre. O apoio financeiro é da Agência dos Estados Unidos para o Desenvolvimento Internacional (USAID).

Agência ONU

Edmilson Ferreira
Compartilhe
Publicado por
Edmilson Ferreira

Últimas Notícias 23t73

Pé de Meia começa segunda (26) a pagar 25,7 mil estudantes no Acre 3a parcela de 2025 2b1pd

A partir de segunda-feira, 26 de maio, o governo começa o pagamento da terceira parcela de 2025 do Programa…

25/05/2025

Rio Acre, rio da minha vida! 46l2r

Dias de verão… uma corrente serena, a água espelhando a luz do Sol, leves ondas…

25/05/2025

Busca de empresas por crédito cai 3,6% em abril após período de expansão no Estado do Acre 6b1jf

Após dois meses consecutivos de crescimento anual acima de dois dígitos, a demanda das empresas…

25/05/2025

Serasa abre inscrições para programa de estágio com mais de 40 vagas e bolsa de R$ 2.150,00 356g5o

A Serasa Experian, primeira e maior datatech do Brasil, está com inscrições abertas para seu…

25/05/2025

Os sete municípios do Acre beneficiados com quase R$70 milhões para projetos sustentáveis 2h3772

Governo Federal, por meio do Ministério do Meio Ambiente e Mudança do Clima (MMA), e…

25/05/2025

O recado de Marina Silva ao cooperativismo do Estado do Acre 2g3z65

Em agenda oficial no Acre nesta sexta-feira (23), a ministra do Meio Ambiente e Mudança…

24/05/2025