O R7 levantou que deputados federais mantiveram despesas com hospedagem, alimentação e locação de veículos entre outros itens, após a Câmara restringir a circulação de pessoas em sua sede em março e ar a fazer sessões virtuais, em razão da pandemia de covid-19. q495d
Apenas com combustível, o gasto superou R$ 1,5 milhão de abril a junho, o suficiente para dar abastecer um carro popular com combustível para dar 139 voltas na circunferência da Terra (veja abaixo os campeões de alguns tipos de despesas).
Esse e outros serviços contrastam com o isolamento pretendido pela Mesa Diretora da Câmara ao determinar uma “quarentena” para a sede do Legislativo, em Brasília, em vigor desde 11 de março.
O ato que restringiu a circulação de parlamentares e funcionários na Câmara e vetou eventos previa que os deputados precisavam até de autorização para deixar seus estados. As sessões e votações aram a ser virtuais, com os deputados participando principalmente de suas casas.
Um dos deputados listados pelo R7 é Jesus Sergio, do PDT. Ele disse que a despesa com combustível se deu majoritariamente no Estado do Acre e na cidade de Tarauacá, base do deputado e situada a 400 km da capital Rio Branco.
Jesus afirma que a possibilidade de participar das sessões de forma remota é uma oportunidade para estar mais presente nas cidades do Estado ouvindo a população. “Nesse sentido os gastos com combustíveis tendem a aumentar até que a Câmara dos Deputados volte às suas atividades normais com sessões presenciais”, disse.
Dias de verão… uma corrente serena, a água espelhando a luz do Sol, leves ondas…
Após dois meses consecutivos de crescimento anual acima de dois dígitos, a demanda das empresas…
A Serasa Experian, primeira e maior datatech do Brasil, está com inscrições abertas para seu…
Governo Federal, por meio do Ministério do Meio Ambiente e Mudança do Clima (MMA), e…
Em agenda oficial no Acre nesta sexta-feira (23), a ministra do Meio Ambiente e Mudança…
Todos os aposentados e pensionistas do INSS que sofreram algum desconto de mensalidade associativa na…