Categorias: Concursos e Editais

Meteoro 100 vezes mais brilhante que Vênus iluminou o céu de São Paulo; saiba mais sobre 613r1c

Nesta terça-feira (15), os moradores de diversas cidades do interior de São Paulo, como Nhandeara e Indiaporã, além do município paranaense de Telêmaco Borba, foram surpreendidos por uma bola de fogo brilhante iluminando o céu noturno. Na verdade, o rastro luminoso foi causado por um meteoro, com a entrada de um objeto espacial na atmosfera terrestre às 21h35, sendo registrado por câmeras nos dois estados. 2o4j2z

De acordo com análises feitas pela Rede Brasileira de Observação de Meteoros (Bramon), o meteoro em questão fez sua breve visita se deslocando à velocidade de 34,4 mil km/h. Durante a agem, a rocha ficou visível quando esteve a 60,8 km de altitude na região da divisa de Minas Gerais, São Paulo e Mato Grosso do Sul. Depois, o objeto seguiu sua trajetória na direção leste por cerca de 11 segundos, até que desapareceu na direção sudoeste da cidade de Votuporanga.

Confira como foi a agem do meteoro em cidades diversas:

Na verdade, a Bramon conta diversas câmeras que poderiam ter feito outras filmagens, mas a maioria delas estava desligada em função das condições climáticas. Felizmente, foi possível flagrar a agem do meteoro nas câmeras instaladas nas cidades que não tinham tantas nuvens cobrindo o céu. Segundo Renato Poltronieri, presidente da Bramon, registros de meteoros são comuns no noroeste paulista, mas o que mais chamou a atenção desta vez foi a luminosidade e tamanho da rocha: “corremos para verificar as estações da Bramon e vimos o registro de um asteroide grande que entrou na atmosfera e provocou um rastro luminoso”, diz.

Quem conseguiu observar a agem do meteoro testemunhou um espetáculo: é que o meteoro alcançou o valor de -9,5 na escala de magnitude. Trata-se de uma escala usada para medir o brilho dos objetos e, na prática, esse valor indica que a rocha foi cerca de 100 vezes mais brilhante que Vênus. Por isso, quando são bastante brilhantes, os meteoros podem receber o nome de “fireball”, ou bola de fogo.

Foto feita por André Casagrande, astrônomo amador, na cidade de Primeiro de Maio (Imagem: Reprodução/André Casagrande)

Além dos registros das câmeras locais, o astrônomo amador André Casagrande conseguiu uma belíssima foto do meteoro, por pura coincidência. Ele estava em uma cidade localizada no norte do Paraná e, bem no momento em que fotografava o céu, ocorreu a bola de fogo. O resultado foi uma bela foto do céu noturno repleto de estrelas e iluminado pelo rastro luminoso.

Fonte: Bramon, CanalTech e  G1

Da Redação
Compartilhe
Publicado por
Da Redação

Últimas Notícias 23t73

‘O Agente Secreto’ garante premiação inédita para o Brasil em Cannes; saiba como foi a cerimônia 6a5w71

O sábado (24/5) foi marcado por uma conquista inédita para o Brasil no Festival de…

24/05/2025

Ponte metálica começa a operar sobre o Rio Caeté na BR-364 5z506h

O Departamento Nacional de Infraestrutura de Transportes (DNIT) informa que já está em operação uma…

24/05/2025

Task Force em Rio Branco confirmou protagonismo do Acre na sustentabilidade socioambiental 5ba7

Durante a 15ª Reunião Anual da GCF Task Force, o Acre recebeu representantes de 43…

24/05/2025

MPF recomenda que Banco do Brasil entregue e habilite cartões bancários diretamente a indígenas do Alto Rio Purus 1e2h4z

O Ministério Público Federal (MPF) expediu no dia 14 de maio recomendação ao Banco do…

24/05/2025

Evento “O BNDES Mais Perto de Você” em Rio Branco, dá início à “COP Amazônica” l66b

Realizado no auditório da Fieac, o evento BNDES Mais Perto de Você (BMPV) apresentou soluções…

24/05/2025

BNDES e MMA dizem que tem R$ 24 mi para fortalecer agricultura familiar do Acre e levar produção às escolas 6mq1v

O Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social (BNDES) e o Ministério do Meio Ambiente…

24/05/2025