Categorias: Destaque

Quelônios e peixes são apreendidos em embarcação com destino ao Acre 3k6u2b

A Polícia Civil do Amazonas , por meio da equipe de investigação da Delegacia Especializada de Polícia (DEP) de Eirunepé (a 1.160 quilômetros de Manaus), em ação conjunta com a Secretaria de Meio Ambiente do município, efetuou, na manhã desta sexta-feira (15/1), por volta das 8h30, a apreensão de quelônios e peixes que estão com o período de pesca proibida. d534b

A ação foi coordenada pelo investigador Gonzaga Rezende Junior, gestor da Especializada, e pelos agentes ambientais da Secretaria de Meio Ambiente, Carlos Morais e Gerson Almeida, que receberam informações, na tarde de quinta-feira (14/01), por meio de denúncia anônima, de que uma embarcação que havia saído do município de Itamarati, estaria transportando animais silvestres.

“A denúncia também relatou que a embarcação tinha como destino o município de Cruzeiro do Sul, no estado do Acre, mas que aria aqui pelo porto de Eirunepé”, comentou o investigador.

Segundo o gestor, na manhã de hoje, a equipe de investigação, juntamente com os agentes ambientais, deslocou-se até o porto do município, onde foi realizada a abordagem da embarcação. Na ocasião foram encontrados, no porão do barco, diversos quelônios, entre tartaruga, tracajá e jabuti, além de peixes cuja pesca está proibida, por conta das espécies estarem em período de reprodução.

Conforme Gonzaga, os animais silvestres apreendidos foram soltos, pelos agentes ambientais na reserva da comunidade Águia, zona rural de Eirunepé, e os peixes distribuídos para entidades da região.

“O tráfico de animais silvestres é considerado crime ambiental, com pena de seis meses a um ano, além de pagar multa fixada em R$ 5 mil por animal capturado”, finalizou o gestor.

Ainda com informações da autoridade policial, o dono da embarcação, um homem de 47 anos, foi indiciado por crime ambiental e responderá em liberdade.

 

Edmilson Ferreira
Compartilhe
Publicado por
Edmilson Ferreira

Últimas Notícias 23t73

Ponte metálica começa a operar sobre o Rio Caeté na BR-364 5z506h

O Departamento Nacional de Infraestrutura de Transportes (DNIT) informa que já está em operação uma…

24/05/2025

Task Force em Rio Branco confirmou protagonismo do Acre na sustentabilidade socioambiental 5ba7

Durante a 15ª Reunião Anual da GCF Task Force, o Acre recebeu representantes de 43…

24/05/2025

MPF recomenda que Banco do Brasil entregue e habilite cartões bancários diretamente a indígenas do Alto Rio Purus 1e2h4z

O Ministério Público Federal (MPF) expediu no dia 14 de maio recomendação ao Banco do…

24/05/2025

Evento “O BNDES Mais Perto de Você” em Rio Branco, dá início à “COP Amazônica” l66b

Realizado no auditório da Fieac, o evento BNDES Mais Perto de Você (BMPV) apresentou soluções…

24/05/2025

BNDES e MMA dizem que tem R$ 24 mi para fortalecer agricultura familiar do Acre e levar produção às escolas 6mq1v

O Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social (BNDES) e o Ministério do Meio Ambiente…

24/05/2025

Uma programação especial para marcar os 15 anos da OCA de Xapuri 3c1923

Em comemoração aos 15 anos de funcionamento da OCA Xapuri, o governo do Acre, por…

24/05/2025