Categorias: Política

Petecão é o relator setorial para defesa nacional no Orçamento da União 3o1u64

Atingida por fortes chuvas, que estão provocando desabamentos, soterramentos, inundando rios, ruas e invadindo casas, a população do Acre a por um momento de muita dificuldade. O alerta é do senador Sérgio Petecão (PSD-AC), segundo quem 130 mil moradores foram afetados e centenas de famílias levadas para abrigos improvisados. 4t2k18

De acordo com ele, “o Estado todo está vivendo um momento de muita dificuldade. Precisamos restabelecer todos os equipamentos, serviços essenciais na área de saúde, na área de infraestrutura e na área do desenvolvimento social, além das necessidades particulares de cada cidadão, daquelas pessoas atingidas”. Ele pede providências urgentes do governo federal para socorrer a população desalojada. A equipe econômica promete a liberação de R$ 450 milhões para ajudar as vítimas de enchentes em todo o país.

O senador do PSD do Acre tem ainda outra missão importante. Ele será responsável por elaborar o relatório do Orçamento da União que abrange o Ministério da Defesa, Aeronáutica, Exército e Marinha.

Segundo Petecão, o relatório prevê investimentos que deverão movimentar mais de R$ 65 bilhões entre as respectivas áreas neste ano. A peça contemplará inúmeros projetos, tendo destaque o que prevê a implementação do Sistema Integrado de Monitoramento de Fronteiras – Sisfron. Este projeto incrementará a capacidade de monitorar as áreas de fronteira, aumentando a segurança e coibindo delitos transfronteiriços e ambientais, beneficiando principalmente a Região Amazônica e também a área denominada Amazônia Azul.

Com 7,4 mil quilômetros de costa, o Brasil tem, sob sua jurisdição, 3,5 milhões de quilômetros quadrados de espaço marítimo. Área que apenas o Brasil pode explorar economicamente e que, por conta das riquezas naturais e minerais abundantes, é chamada de Amazônia Azul, numa comparação à importância da floresta amazônica para o país.

O relatório contemplará ainda, adequação da infraestrutura de 37 Pelotões Especiais de Fronteira da Região do Calha Norte, aquisição de helicópteros para emprego das Forças Armadas e desenvolvimento de tecnologia de interesse da Defesa Nacional, entre outros. “Trata-se de uma área importante para a Amazônia e essencial para o Brasil e todo o mundo”.

As ações da Defesa englobam projetos no Calha Norte e Exército (ambos responsáveis pela realização de obras estruturantes) e setores fundamentais para o desenvolvimento de tecnologia, comunicação e engenharia nacional. Para o Senador, “estamos com a oportunidade de garantir um tratamento diferenciado para a nossa Amazônia, o meu estado e todo o Brasil”, concluiu.

Edmilson Ferreira
Compartilhe
Publicado por
Edmilson Ferreira

Últimas Notícias 23t73

Prêmio de Valorização será pago nesta quarta (28) a quase 1,9 mil servidores no Acre a4h6w

O governo do Acre paga nesta quarta-feira, 28, o Prêmio Anual de Valorização do Desenvolvimento…

27/05/2025

Pacientes com dermatite atópica am a contar com tratamento integral no SUS 205p6a

A dermatite atópica - condição que acomete principalmente as crianças - poderá ser tratada de…

27/05/2025

Carro em alta velocidade atinge muro na Praia do Flamengo; ASSISTA 552t15

Um carro colidiu em alta velocidade com um muro na Rua Engenheiro Alves de Souza,…

27/05/2025

Motorista parte para cima de PM durante abordagem e é nocauteado; assista 1v315t

Um motorista foi nocauteado por um policial militar após reagir a uma abordagem na última…

27/05/2025

Gracyanne Barbosa revela já ter se relacionado com homem casado e fala sobre experiência a três; veja vídeo 515g6k

Gracyanne Barbosa surpreendeu o público ao revelar que já se relacionou com um homem casado.…

27/05/2025

Grupo Kala, do Peru, avalia instalar fábrica de equipamentos de proteção individual no Acre 646a66

Com localização geográfica privilegiada e bons incentivos à instalação de novas indústrias, o Acre segue…

27/05/2025