Categorias: Concursos e Editais

Associação Médica Brasileira cria canal exclusivo de denúncia para a mulher médica i564

A Associação Médica Brasileira saúda todas as mulheres do País e do mundo pelo dia de hoje, por amanhã, por ontem, por sempre, e as cumprimenta em especial pelo Dia Internacional da Mulher, 8 de março. Destacada em todo o planeta anualmente, a data chama à reflexão quanto à dívida histórica que a sociedade ainda possui com a mulher e ainda em relação à imperiosidade do combate sistemático e exemplar da violência contra elas, seja em qual contexto for e de que tipo for. Também por ocasião do 8 de março de 2021, a Associação Médica Brasileira dá um o relevante para fortalecer as posições de suas associadas e demais médicas do Brasil por seus direitos fundamentais, mediante a disponibilização de uma plataforma exclusiva e permanente para registro de qualquer espécie de violência sofrida por profissionais da Medicina. Desrespeitos sexistas, racistas ou outras ofensas, critérios de remuneração e contratação discriminatórios, violência física, psicológica, digital – entre outras formas de ataques – podem ser denunciados sigilosamente no portal da AMB, neste link: amb.org.br/mulheresmedicas. Todas as queixas recebidas serão analisadas e, após contato com a autora, haverá encaminhamento de consenso às autoridades responsáveis e acompanhamento do processo. 4i4h1w

Médicas no Brasil
Os homens ainda formam maioria entre os profissionais de Medicina em atividade no País, mas a divisão se aproxima do meio a meio. Segundo o estudo Demografia Médica 2020, do Conselho Federal de Medicina (CFM), as médicas já são 46,6% e seguem crescendo em proporção. Aliás, em anos recentes, elas são sempre a maioria nas graduações da área.

Discriminação no trabalho
Dados fornecidos pela quarta edição do Demografia Médica (2018) confirmam que o gênero, lamentavelmente, é fator de desigualdade salarial na Medicina. Ainda distante do topo da pirâmide salarial, as médicas aparecem com salários menores do que os médicos: são oito em cada dez nas três classes de renda inferiores, enquanto 51% dos homens encontram-se nas três faixas mais elevadas de rendimentos.

Violência
Em pesquisa do Conselho Regional de Medicina do Estado de São Paulo (2018), realizada com 6.832 médicos, 7 em cada 10 entrevistados relatam ter sofrido algum tipo de violência. Não há dado específico sobre as médicas, mas o problema é recorrente para esses profissionais sejam homens ou mulheres.

AMB
A Associação Médica Brasileira é sociedade sem fins lucrativos, fundada em 26 de janeiro de 1951, com a missão de defender a dignidade profissional do médico e a assistência de qualidade à saúde da população brasileira.
Desde 8 de janeiro de 2021, a AMB é presidida por César Eduardo Fernandes. Em sua Diretoria atual, conta com quatro médicas, número superior ao apresentado em gestões anteriores.
A AMB possui 27 Associações Médicas Estaduais e 396 Associações Regionais. Tem ainda Conselho Científico de Sociedades Médicas, composto por todas as especialidades reconhecidas oficialmente no Brasil.

Edmilson Ferreira
Compartilhe
Publicado por
Edmilson Ferreira

Últimas Notícias 23t73

Rio Acre, rio da minha vida! 46l2r

Dias de verão… uma corrente serena, a água espelhando a luz do Sol, leves ondas…

25/05/2025

Busca de empresas por crédito cai 3,6% em abril após período de expansão no Estado do Acre 6b1jf

Após dois meses consecutivos de crescimento anual acima de dois dígitos, a demanda das empresas…

25/05/2025

Serasa abre inscrições para programa de estágio com mais de 40 vagas e bolsa de R$ 2.150,00 356g5o

A Serasa Experian, primeira e maior datatech do Brasil, está com inscrições abertas para seu…

25/05/2025

Os sete municípios do Acre beneficiados com quase R$70 milhões para projetos sustentáveis 2h3772

Governo Federal, por meio do Ministério do Meio Ambiente e Mudança do Clima (MMA), e…

25/05/2025

O recado de Marina Silva ao cooperativismo do Estado do Acre 2g3z65

Em agenda oficial no Acre nesta sexta-feira (23), a ministra do Meio Ambiente e Mudança…

24/05/2025

INSS devolve descontos indevidos de abril a partir de segunda-feira (26) h22o

Todos os aposentados e pensionistas do INSS que sofreram algum desconto de mensalidade associativa na…

24/05/2025