Categorias: Destaque

Sindicato: improvisos na MBH podem ocasionar mais mortes 164j5u

Com o fechamento do setor de pré-parto para reforma e a quantidade limitada de vagas na unidade de tratamento intensivo (UTI) neonatal e unidade de cuidados intermediários (UCI) neonatal, o Sindicato dos Médicos do Acre (Sindmed-AC) encontrou situação considerada caótica na Maternidade Bárbara Heliodora (MBH). A situação flagrada pode resultar em novas mortes de crianças. 2z461a

Segundo o presidente do Sindmed-AC, Guilherme Pulici, a realidade é de completo improviso para a manutenção dos serviços, chegando a alocar o setor de pré-parto para a ala das enfermarias, reduzindo de seis para três vagas. A situação ocasiona a possibilidade de ampliação do tempo de espera e a de partos espontâneos, em locais inapropriados, sem o amparo apropriado.

Na relação de irregularidades denunciadas por servidores está a falta de máscaras e luvas, além da falta de medicamentos necessários para as parturientes e para os recém-nascidos.

“A situação vem se agravando com a falta de ampliação de vagas, em uma unidade que é referência para todo o Acre, Sul do Amazonas, moradores do Abunã e até para a Bolívia e Peru. A população cresceu, mas a gestão não investiu recursos necessários para garantir o atendimento”, protestou o representante do Sindmed-AC.

Os problemas devem se agravar pela falta de médicos suficientes para o atendimento da população. No caso do setor de pré-parto, a reforma ainda deve durar três meses.

A  Comissão de Saúde da Ordem dos Advogados do Brasil Seccional Acre (OAB/AC) participou da visita para a elaboração de um relatório a ser apresentado ao pleno da instituição.

Hospital da Criança

Com a morte de crianças, em maio e início de junho, o Hospital da Criança se mudou para o Instituto Nacional de Traumatologia e Ortopedia (Into), mas, em visita, realizada pelo vice-presidente do Sindmed-AC, Rodrigo Prado, no dia 25 de junho, houve a verificação da necessidade de contratação de médicos, além da necessidade de retirada das divisórias que separam os leitos da enfermaria para garantir o monitoramento visual de todos os pacientes.

Denúncias

Todas as situações narradas comporão um relatório que será encaminhado ao Ministério Público Estadual (MPE), a Secretaria de Estado de Saúde (Sesacre) e ao Conselho Regional de Medicina (CRM).

Edmilson Ferreira
Compartilhe
Publicado por
Edmilson Ferreira

Últimas Notícias 23t73

Evento “O BNDES Mais Perto de Você” em Rio Branco, dá início à “COP Amazônica” l66b

Realizado no auditório da Fieac, o evento BNDES Mais Perto de Você (BMPV) apresentou soluções…

24/05/2025

BNDES e MMA dizem que tem R$ 24 mi para fortalecer agricultura familiar do Acre e levar produção às escolas 6mq1v

O Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social (BNDES) e o Ministério do Meio Ambiente…

24/05/2025

Uma programação especial para marcar os 15 anos da OCA de Xapuri 3c1923

Em comemoração aos 15 anos de funcionamento da OCA Xapuri, o governo do Acre, por…

24/05/2025

Fenômeno de popularidade 4ny6z

É bom sempre lembrar a história, para avivar memórias e para que as novas gerações…

23/05/2025

Polícia restitui mais de 100 celulares na segunda etapa da Operação Mobile no Acre 6z1f2u

Nesta sexta-feira, 23, a Polícia Civil do Estado do Acre (PCAC), por meio do Departamento…

23/05/2025

O recado de Gladson Cameli no último dia da Reunião da Força-Tarefa de Governadores para o Clima e Florestas d1p2v

O último dia da programação da GCF Task Force (Força-Tarefa dos Governadores para o Clima…

23/05/2025