Categorias: Polícia

Polícia Civil do Acre intensifica ações no combate ao abuso e à exploração sexual de crianças e adolescentes 2833y

Com a proximidade do Dia Nacional de Combate ao Abuso e à Exploração Sexual de Crianças e Adolescentes, lembrado em 18 de maio, a Polícia Civil do Acre (PCAC) dá início a uma série de iniciativas em todo o estado para conscientizar e combater esse grave problema social. Por meio de ações tanto ostensivas quanto educativas, a PCAC busca promover a proteção das crianças e adolescentes contra esse tipo de violência. 3b3z2t

Na terça-feira, 7, a equipe da Delegacia de Atendimento à Criança e ao Adolescente Vítima (Decav) realizou uma roda de conversas no auditório da própria delegacia. O encontro, organizado pelo Comitê Estadual de Enfrentamento à Violência Sexual contra Crianças e Adolescentes, contou com a participação de diversos órgãos e entidades, incluindo conselhos tutelares, secretarias de Assistência Social, Direitos Humanos, Educação e da Mulher, Tribunal de Justiça, Centro de Defesa dos Direitos Humanos e Educação Popular, além da Pastoral da Criança.

O objetivo desse evento foi apresentar o trabalho desenvolvido pela Polícia Civil no enfrentamento desse tipo de violência e promover uma discussão ampla sobre estratégias para reduzir os índices de exploração sexual de crianças e adolescentes no estado.

A delegada Carla Fabíola Coutinho, titular da Decav, destacou a importância dos esforços da delegacia para coibir esse tipo de crime. “Estamos empenhados em proteger nossas crianças e adolescentes, oferecendo um ambiente acolhedor e seguro para que possam denunciar e receber o e necessário para superar essas situações de violência”, afirmou.

Além disso, a delegada Juliana de Angelis enfatizou os esforços da instituição para melhorar o atendimento às vítimas, especialmente com a estruturação das delegacias e a implementação do projeto Bem-Me-Quer. “Estamos trabalhando para garantir que todas as vítimas de violência sexual sejam atendidas com dignidade e respeito, proporcionando um ambiente seguro e acolhedor para o registro de denúncias e o acompanhamento dos casos”, declarou.
O governo do Acre, por meio da PCAC, tem desenvolvido um trabalho diferenciado com a Delegacia Especializada de Atendimento às Vítimas, que completou um ano em abril de 2024. Esta delegacia conta com uma estrutura humanizada, composta por uma brinquedoteca, profissionais como psicólogos e assistentes sociais, além da equipe policial composta por agentes, escrivães e delegados.

No interior do estado, o projeto Bem-Me-Quer oferece um ambiente acolhedor para receber as vítimas de violência, auxiliando na condução dos casos. Atualmente, esse projeto foi implantado nas delegacias de Sena Madureira e Manoel Urbano, e está em fase de conclusão para ser implementado em outros municípios acreanos.
Apesar dos esforços empreendidos, os números relacionados à violência sexual praticada contra menores ainda necessitam ser reduzidos. Segundo dados do Departamento de Inteligência da PCAC, em 2022 foram registrados 496 boletins de ocorrência de violência sexual contra crianças e adolescentes, enquanto em 2023 houve uma leve redução para 487 casos.

O levantamento aponta ainda que de janeiro a abril deste ano, já foram contabilizadas cerca de 116 boletins de ocorrêcia em relação aos casos de violência sexual infantojuvenil. O estudo revela também que entre 2022 a abril de 2024, na capital, foram registrados 442 casos, enquanto no interior, foram 657. A maioria dos casos representam 94% crianças e adolescentes do sexo feminino, sendo que a faixa etária mais afetada é de 12 a 18 anos.

A Polícia Civil do Acre reafirma seu compromisso em combater essa grave forma de violência, buscando sempre proteger e garantir os direitos das crianças e adolescentes do estado.

Edmilson Ferreira
Compartilhe
Publicado por
Edmilson Ferreira

Últimas Notícias 23t73

Sindicado calcula que Sesacre deve cerca de R$ 700 mil em remunerações cortadas “ilegalmente” 3vs4q

O governo do estado deve cerca de R$ 700 mil aos médicos em remunerações cortadas…

20/05/2025

Documentário de Vini Jr. sofre boicote em site de críticas e avaliações; saiba o motivo 4hj3c

Recém-lançado na Netflix, o documentário ‘Baila, Vini’, que retrata a trajetória do jogador brasileiro Vinícius…

20/05/2025

Policiais militares são flagrados agredindo homem com chutes e golpes de cassetete durante abordagem; assista 311s6l

Mais um caso de agressão policial foi registrado na cidade de São Paulo. Desta vez,…

20/05/2025

Soraya Thronicke toma atitude radical contra Virgínia e explica motivo; veja vídeo 21227

Uma semana após prestar esclarecimentos na I das Bets, no Senado Federal, Virgínia Fonseca tomou…

20/05/2025

Apresentador Fernando Fernandes ‘volta a andar’ quase 20 anos após ficar paraplégico; veja vídeo 5h156u

Vítima de um grave acidente de carro em 2009, Fernando Fernandes se acostumou a viver…

20/05/2025

Peão de 20 anos vai parar na UTI após ser arrastado por touro em rodeio; veja vídeo 214q3v

Um peão de 20 anos ficou gravemente ferido após ser arrastado por um touro durante…

20/05/2025