ENTRE as eleições para as prefeituras do interior do estado, uma que chama mais atenção pelo lado místico, é a que acontecerá em Tarauacá, um colégio eleitoral em torno de 28 mil eleitores, onde a prefeita Maria Lucinéia (PDT) – a Néia – tem como principal sustentação a sua religiosidade. Néia disse hoje (4) ao BLOG do Crica que já recebeu profecias (diz conversar com Jesus) garantindo que será reeleita. “Foi me ado na profecia e na conversa com Jesus até como me vestirei na posse. Será um vestido todo branco com um cocar indígena sob a cabeça”, revelou ao BLOG. Aponta, também, como algo ao seu favor na reeleição a sua proximidade com a população pobre. “A minha casa tem as portas sempre abertas para receber o povo, não tem feriado e nem domingo, atendo todo dia”, citou a prefeita Néia. Sobre o fato de adversários terem estrutura financeira e apoio do governo, falou que isso não lhe assusta nem um pouco, acredita mais na sua aliança com Jesus Cristo e com a população humilde do município. Se ressente de não ter tido uma divulgação do seu trabalho: “Só de escolas que recebi destelhadas recuperei 10 delas, e muitos outros trabalhos. O povo que mora em Tarauacá é que pode avaliar a minha istração”, concluiu uma otimista Néia, sem antes convidar para a posse.
RASTEIRA CERTA
A DUPLA senador Márcio Bittar (UB) e o prefeito Bocalom (PL) têm feito um giro pelo interior, participando de convenções municipais de aliados. O foco é 2026. Se o Boca for reeleito, o senador Alan Rick (UB) estará fora da foto do grupo na disputa do governo. É a rasteira certa. Mais uma, aliás!
NÃO GANHOU E NEM PERDEU
A RETIRADA da Federação PT-PCdoB-PV da aliança do prefeito de Cruzeiro do Sul, Zequinha Lima (PP), não causará perdas eleitorais. A chapa de candidatos a vereador da Federação é fraca. Nem o Zequinha ganhará com a adesão do senador Márcio Bittar (UB), que não tem votos e nem grupo no município.
PERDEU O DISCURSO
O GOVERNADOR Gladson Cameli deu um presente de grego ao candidato a prefeito de Tarauacá, Rodrigo Damasceno, ao impor como sua vice a ex-prefeita Marilete Vitorino (PP), cuja gestão como prefeita foi um desastre istrativo. O Rodrigo perdeu o discurso de mudança.
NÃO PODE ATACAR
COM a ex-prefeita Marilete Vitorino (PP) de vice na sua chapa, o Rodrigo não poderá nem criticar a gestão da prefeita Néia (PDT) por desacertos.
NÃO MENOSPREZE
É BOM o grupo do candidato a prefeito de Sena Madureira, deputado federal Gerlen Diniz (PP), não menosprezar a força eleitoral do prefeito Mazinho Serafim. Não é imbatível, mas não será fácil lhe derrotar. É um vencedor de eleições.
PLANTANDO PARA 2026
A VICE-GOVERNADORA Mailza Assis tem sido presença constante nas convenções municipais do interior. Está plantando sementes para sua candidatura ao governo em 2026.
NOMES FORA DO DEBATE
O MDB pode sair desta eleição municipal muito forte. Dois nomes não terão a porta aberta para composições em 2026: os senadores Alan Rick (UB) e Márcio Bittar (UB). É o que ouço.
CANDIDATURA PRÓPRIA
O PL não fará composições para a disputa da prefeitura de Feijó, vai jogar as suas fichas na candidatura da vereadora Terezinha Moreira (PL).
EXEMPLO DE POLÍTICO
O PREFEITO de Xapuri, Bira Vasconcelos (PT), é um exemplo de político. Foi o único dos prefeitos eleitos pelo PT que se manteve fiel ao partido e não foi cooptado pelo governador Gladson Cameli. Lealdade partidária, é coisa rara na política.
ALÉM DISSO É LUCRO
A PREVISÃO é que a chapa da Federação PT-PCdoB-PV eleja um vereador em Rio Branco. Além disso, só por um ponto muito fora da curva.
DATA DE LARGADA
DIA 15 é a data em que se iniciam a todo vapor as campanhas políticas. E quando os candidatos estarão liberados pela justiça eleitoral para colocar suas publicidades nas ruas.
MANTEVE FIRME
O CANDIDATO a prefeito de Epitaciolândia, vice-prefeito professor Soares (MDB), rechaçou todas as tentativas para retirar sua candidatura.
DISPUTA DURA
A DISPUTA pela prefeitura de Capixaba será uma das mais duras. A vereadora Sara Frank (MDB) é um nome que cresce e ameaça a reeleição do prefeito Manoel Maia.
ESQUECERAM DE MIM
O DEPUTADO federal Eduardo Veloso (UB) está naquela do ninguém me ama e ninguém me quer. Foi deixado de lado nas articulações da dupla Bittar-Bocalom sobre o cenário com foco na eleição de 2026.
VISTO COM SIMPATIA
HÁ UM sentimento de simpatia dentro do MDB pelo nome da vice-governadora Mailza Assis, para uma aliança na disputa do governo em 2026. O MDB pode sair forte desta eleição municipal. Já ouvi isso de alguns cabeças brancas do partido.
RESPEITO POR TER LADO
O longe das ideias de extrema direita radical defendidas pelo deputado federal Ulysses Araujo (UB). Mas tenho respeito pelo parlamentar, por ter lado na política. O pior na política é você não ter lado e navegar ao sabor das conveniências do momento.
NÃO BALANÇA BANDEIRA
NÃO adianta a tropa de choque do governo fazer caça às bruxas de quem não reza pela cartilha que recomenda apoio ao prefeito Tião Bocalom. Cargos de confiança nunca decidiram e nunca vão decidir uma eleição majoritária, que se decide no povão. Agora, que os que pressionam já estão antipatizados, isso é certo.
CHUPANDO DEDO
O CANDIDATO a prefeito de Tarauacá, Rodrigo Damasceno (PP), chutou todos os aliados ao colocar de vice a ex-prefeita Marilete Vitorino, que saiu pessimamente avaliada da sua gestão. É como empurrar uma chapa com um trator D-8 desligado ladeira acima.
NÃO CAIRAM NA REAL
OS apoiadores do ex-presidente Bolsonaro no Acre ainda não acordaram que, ele não poderá disputar a eleição presidencial, por estar inelegível por oito anos. É carta fora do baralho. Será apenas eleitor. E mais um na multidão.
NOMES FORTES
DUAS mulheres que são nomes fortes para conseguir mandatos de vereadoras, na chapa do PSDB: Degmar Kinpara e Lana Vaz
BOM DOMINGO
UM bom domingo na paz de Deus,
FRASE MARCANTE
“O sorriso custa menos que a eletricidade e dá mais luz”.Ditado escocês.