Categorias: Atualidade

Auxílio-doença pode ser solicitado em 2,6 mil agências dos Correios 6e2k6o

O Ministério da Previdência Social, o Instituto Nacional do Seguro Social (INSS) e os Correios ampliaram a parceria que permite aos segurados dar entrada no requerimento do benefício por incapacidade temporária para o trabalho (antigo auxílio-doença) em uma agência dos Correios. 1e2422

O envio digital da documentação necessária é feito via Atestmed, uma ferramenta do INSS que facilita o de laudos médicos e a análise de casos.

Em março deste ano, o INSS e os Correios firmaram o primeiro acordo do tipo com projeto-piloto em Fortaleza (CE). Com a expansão da parceria, 2,6 mil agências próprias dos Correios em todo o país estarão disponíveis para realizar os pedidos deste benefício.

A medida, lançada nesta segunda-feira (15), permite que o trabalhador não precise agendar uma perícia presencial com um médico federal. O objetivo é agilizar as concessões do auxílio-doença aos segurados do INSS com necessidade de até 180 dias de afastamento do trabalho. Atualmente, o tempo médio de análise dos pedidos de benefícios é de 15 dias.

Com o acordo, as unidades dos Correios se somam a 1,6 mil agências da previdência social, além de outros canais de atendimento: o aplicativo Meu INSS, o site e o telefone da Central 135.

A expectativa é de que a iniciativa beneficie, sobretudo, os segurados do INSS que não têm o à internet ou encontram dificuldade em fazer o requerimento pelo aplicativo Meu INSS, e, agora, poderão ser atendidos mais próximos de suas residências.

Entenda

Os segurados do INSS podem fazer o requerimento do auxílio-doença pela perícia digital do Atestmed diretamente nas agências dos Correios. No local, o funcionário da estatal digitalizará a documentação apresentada e vai inseri-la diretamente no sistema do INSS.

A segunda forma de atendimento em uma unidade dos Correios é para o segurado que quiser fazer o pré-requerimento pela Central 135 para iniciar o atendimento. Neste caso, a solicitação deve ocorrer em prazo de cinco dias, período que o segurado terá para apresentar a documentação exigida.

Posteriormente, se durante a análise do requerimento de um benefício forem identificadas pendências documentais, o cidadão poderá ainda ir a uma agência dos Correios e complementar as informações.

Atestmed

Pelo Atestmed, o governo recebe a documentação do requerente para análise sobre a concessão do benefício mais rapidamente, sem a necessidade de o segurado ar pela perícia médica presencial.

Para dar entrada no pedido de benefício por incapacidade temporária, o segurado tem que preencher os seguintes requisitos: contribuir para a Previdência Social, cumprir carência (mínimo de 12 meses de contribuição antes do afastamento,) e apresentar atestado médico que comprove a necessidade de afastamento do trabalho por mais de 15 dias.

O INSS alerta que o atestado médico ou relatório médico deve ser legível e sem rasuras e, ainda, conter o Código Internacional de Doenças (CID).

O Atestmed não indefere requerimentos de benefícios. No entanto, quando é detectada alguma inconformidade no atestado médico, o caso é encaminhado à perícia médica presencial.

Atestado

O atestado médico ou odontológico enviado eletronicamente ao Atestmed deve conter:

nome completo do segurado;

data de emissão do(s) documento(s) médico(s) ou odontológico(s), que não poderá ser superior a 90 dias da data de entrada do requerimento;
diagnóstico por extenso ou código da Classificação Internacional de Doenças (CID);

do profissional emitente, que poderá ser eletrônica e ível de validação;

identificação do profissional emitente;

data de início do repouso ou do afastamento das atividades habituais; e

prazo estimado necessário, preferencialmente em dias.

Para mais esclarecimentos, confira o o a o para dar entrada no pedido.

Balanço

O Ministério da Previdência Social calcula que mais de 20 milhões de brasileiros são atendidos pelo telefone (135); 75 milhões, pela plataforma Meu INSS, e, agora, os Correios devem registrar mais de 100 milhões de atendimentos ao mês, devido à capilaridade da estatal em todo o território nacional.

Um levantamento do ministério aponta que a solicitação de benefício por incapacidade temporária representa 78,66% dos benefícios concedidos pelo INSS

De julho de 2023, quando o Atestmed foi reformulado, até setembro deste ano, foram feitos 4.055.181 de requerimentos deste benefício, via Atestmed. Do total, 2.034.867 foram concedidos.

Da Redação
Compartilhe
Publicado por
Da Redação

Últimas Notícias 23t73

Sindicado calcula que Sesacre deve cerca de R$ 700 mil em remunerações cortadas “ilegalmente” 3vs4q

O governo do estado deve cerca de R$ 700 mil aos médicos em remunerações cortadas…

20/05/2025

Documentário de Vini Jr. sofre boicote em site de críticas e avaliações; saiba o motivo 4hj3c

Recém-lançado na Netflix, o documentário ‘Baila, Vini’, que retrata a trajetória do jogador brasileiro Vinícius…

20/05/2025

Policiais militares são flagrados agredindo homem com chutes e golpes de cassetete durante abordagem; assista 311s6l

Mais um caso de agressão policial foi registrado na cidade de São Paulo. Desta vez,…

20/05/2025

Soraya Thronicke toma atitude radical contra Virgínia e explica motivo; veja vídeo 21227

Uma semana após prestar esclarecimentos na I das Bets, no Senado Federal, Virgínia Fonseca tomou…

20/05/2025

Apresentador Fernando Fernandes ‘volta a andar’ quase 20 anos após ficar paraplégico; veja vídeo 5h156u

Vítima de um grave acidente de carro em 2009, Fernando Fernandes se acostumou a viver…

20/05/2025

Peão de 20 anos vai parar na UTI após ser arrastado por touro em rodeio; veja vídeo 214q3v

Um peão de 20 anos ficou gravemente ferido após ser arrastado por um touro durante…

20/05/2025