Categorias: Destaque

Conheça as regras para desistência e devolução em compras online 3yl1h

Na era do comércio eletrônico, as compras online se tornaram parte do cotidiano dos brasileiros. Roupas, eletrônicos e produtos de uso pessoal estão ao alcance de um clique, mas muitas vezes a conveniência traz consigo impulsos de compra seguidos de arrependimentos. O que fazer nesse caso? Para os consumidores que compram pela internet, o Código de Defesa do Consumidor (CDC) oferece uma ferramenta importante: o direito de arrependimento. 2c5nj

De acordo com o CDC, aquele que compra um produto ou contrata um serviço fora do estabelecimento comercial, como em ambiente virtual, tem o direito de se arrepender da compra e devolvê-la no prazo de até sete dias, sem necessidade de justificativa e sem custos adicionais. Esta regra se aplica ao chamado contrato de adesão — termo que define qualquer transação em que o consumidor adquire algo fora do ambiente físico do vendedor, sendo especialmente relevante para compras online.

Segundo a Secretaria Nacional do Consumidor (Senacon), do Ministério da Justiça e Segurança Pública (MJSP), esse direito tem sido fundamental para garantir uma relação equilibrada entre consumidores e empresas no ambiente digital, onde o comprador não tem a oportunidade de ver ou experimentar o produto fisicamente antes de finalizar a compra.

“Hoje, o direito ao arrependimento não é apenas uma proteção para o consumidor, mas também um princípio essencial para fortalecer a confiança no mercado digital. É dever das empresas facilitar o processo de devolução e garantir que o consumidor tenha sua solicitação atendida rapidamente, sem complicações. Nossa missão é garantir que o Código de Defesa do Consumidor seja respeitado e que os consumidores conheçam seus direitos”, afirma o secretário Nacional do Consumidor, Wadih Damous
Políticas de devolução
Além disso, especialistas recomendam que, ao exercer esse direito, o consumidor registre todo o processo, como trocas de e-mails, recibos de devolução e prazos prometidos pela empresa. Vale destacar que o direito de arrependimento não se aplica a todas as compras: produtos digitais, como softwares baixados e cursos online, nem sempre são íveis de devolução, pois estão sujeitos a políticas específicas que variam conforme a legislação e as regras de cada plataforma.

Caso enfrente dificuldades na devolução, o consumidor pode recorrer a plataformas como o portal Consumidor.gov.br, que permite a mediação entre consumidores e empresas e é supervisionado pela Senacon.

Para o consumidor, entender e reivindicar seus direitos é essencial para evitar prejuízos e garantir que o arrependimento não resulte em mais transtornos do que o impulso da compra.

Edmilson Ferreira
Compartilhe
Publicado por
Edmilson Ferreira

Últimas Notícias 23t73

Estação Ecológica Rio Acre realiza levantamento de fauna, flora e armazenamento de carbono 2m431l

Uma expedição com 40 participantes à Estação Ecológica (Esec) Rio Acre organiza dados sobre a…

28/05/2025

Primeira frente fria do ano chega ao Acre a partir de hoje (28) ao Estado do Acre; saiba como fica o clima 2ls32

O boletim climático do Centro Integrado de Geoprocessamento e Monitoramento Ambiental (Cigma) aponta para a…

28/05/2025

Fique atento: Inscrições para o Enem 2025 vão até 6 de junho; e o edital e saiba mais 6w812

s inscrições do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) 2025 começaram nesta segunda-feira, 26 de…

28/05/2025

Os desafios climáticos para a infraestrutura do Acre 104l1p

O governo do Estado do Acre, representado pelo Departamento de Estradas de Rodagem, Infraestrutura Hidroviária…

28/05/2025

Prêmio de Valorização será pago nesta quarta (28) a quase 1,9 mil servidores no Acre a4h6w

O governo do Acre paga nesta quarta-feira, 28, o Prêmio Anual de Valorização do Desenvolvimento…

27/05/2025

Pacientes com dermatite atópica am a contar com tratamento integral no SUS 205p6a

A dermatite atópica - condição que acomete principalmente as crianças - poderá ser tratada de…

27/05/2025