Categorias: Atualidade

Quem é quem na ceia: saiba diferenças entre peru, chester, tender e outras 3j362w

O peru, o chester, o tender, o pernil, o lombo e o frango brilham na ceia de Natal e na fila do supermercado nesta época ano. Todos são ideais para servir nas refeições comemorativas de Natal e Ano-Novo, mas é importante compreender as características de cada um deles para não errar o preparo. Veja abaixo algumas dicas para diferenciar um do outro.

Peru

Preferida por muitos brasileiros durante o Natal, a carne do peru é magra, macia e agrada a muita gente. Dependendo de onde provém, pode ser mais escura e úmida, ou mais clara e seca. É vendido inteiro ou em cortes, sendo que os mais comuns são peito e sobrecoxa.

Dica para o preparo: temperá-lo por dentro e por fora com uma mistura de vinho branco, suco de laranja, um pouco de sal, tomilho e alho-poró, cebola e cenoura picadas e deixá-lo descansar nesta marinada por 12 horas dará um sabor especial mesmo ao peru semipronto encontrado no supermercado.

Depois, pode-se colocar a mistura para assar junto com a carne. A dica é usar sacos de celofane próprios para isso. Fáceis de achar, eles seguram a umidade e evitam que a carne fique ressecada.

Chester

Resultado da combinação genética de várias espécies de frango, o chester surgiu como uma alternativa mais barata ao peru e é composto geralmente por 70% de peito e coxa. Tem a carne bem macia, parecida com a do frango.

Dica para o preparo: como a maioria das aves, é preciso ficar atento para que o chester não resseque. A dica é desossar e marinar a carne durante uma noite com uma mistura de molho shoyu, suco de limão, mostarda tipo Dijon, alho, ramos de tomilho e a parte interna (mais clara) do salsão picada.

Rechear a ave com farofa antes de colocá-la no forno também ajuda a manter a carne mais suculenta. Na hora de assar, é só colocar o chester com a marinada em uma assadeira e fechar bem com papel alumínio. Depois que a carne já estiver cozida, retire o papel e coloque de novo no forno até dourar.

Frango

Apesar de ser menos badalado nessa época do ano, o frango também tem seu lugar garantido na ceia. Há dois tipos: o de granja e o caipira. O primeiro cresce confinado e tem ração balanceada para engordar rápido. Já o segundo cresce solto e não tem alimentação controlada.

Dica para o preparo: para garantir um bom tempero, é preciso esfregar a ave por dentro e por fora com uma mistura de molho shoyu, sucos de limão e laranja, cerveja, mostarda, tomilho, um pouco de alecrim, louro, alho amassado com casca, um pouco de sal grosso e pimenta do reino.

Depois, coloque um limão siciliano dentro do frango e deixo-o descansando nesta marinada. O próximo o é colocar a ave no forno sem a mistura. O ideal é assar em fogo baixo com a forma coberta por papel alumínio, assim a carne ficará mais suculenta.

Tender

O tender é outra celebridade nas refeições de final de ano. Ele é o pernil do porco defumado, uma espécie de presunto.

Dica para o preparo: marinar a carne com gim e mostarda durante uma noite inteira, e acrescentar melado de cana à marinada antes de colocar o tender no forno é a dica para deixar a ceia mais gostosa. É preciso assá-lo coberto com papel alumínio. Depois que estiver assado, retire o papel e coloque a carne no forno novamente para dourar. Depois é só decorar com rodelas de abacaxi ou pêssegos em calda.

Lombo

Outro corte popular nas festas de final de ano, o lombo é retirado da região lombar do animal, do ombro até a perna do porco, ou das costelas até a perna do boi, do carneiro ou da vitela. Pode ser vendido inteiro ou junto com as costelas. É um corte macio, muito utilizado para grelhados e assados.

Dicas para o preparo: bata no liquidificador alho, cebola, damasco ou uvas-as e sucos de laranja e limão. Depois é só deixar a carne descansar nessa mistura durante uma noite para garantir um bom sabor ao prato.

Pernil

O pernil é outra peça de carne bastante consumida durante as festas de final de ano. É uma carne mais firme, com menos gordura. É considerado uma das partes nobres do cordeiro e do porco, retirado da perna traseira do animal —daí o nome. É a partir desse corte também que se prepara o presunto.

Dica para o preparo: é colocar pequenos pedaços de bacon dentro do pernil para ele ficar mais suculento. Lambuzar a peça com azeite suave ou óleo de milho, espetar ramos de alecrim sobre a peça também garantem sabor. Regar a carne com suco de maçã e colocar pedaços da fruta na assadeira antes de colocá-la no forno dará um sabor especial a ela.

Fonte: “Pequeno Dicionário de Gastronomia”, de Maria Lucia Gomensoro, editora Objetiva.

UOL
Compartilhe
Publicado por
UOL

Últimas Notícias 23t73

Rio Acre, rio da minha vida! 46l2r

Dias de verão… uma corrente serena, a água espelhando a luz do Sol, leves ondas…

25/05/2025

Busca de empresas por crédito cai 3,6% em abril após período de expansão no Estado do Acre 6b1jf

Após dois meses consecutivos de crescimento anual acima de dois dígitos, a demanda das empresas…

25/05/2025

Serasa abre inscrições para programa de estágio com mais de 40 vagas e bolsa de R$ 2.150,00 356g5o

A Serasa Experian, primeira e maior datatech do Brasil, está com inscrições abertas para seu…

25/05/2025

Os sete municípios do Acre beneficiados com quase R$70 milhões para projetos sustentáveis 2h3772

Governo Federal, por meio do Ministério do Meio Ambiente e Mudança do Clima (MMA), e…

25/05/2025

O recado de Marina Silva ao cooperativismo do Estado do Acre 2g3z65

Em agenda oficial no Acre nesta sexta-feira (23), a ministra do Meio Ambiente e Mudança…

24/05/2025

INSS devolve descontos indevidos de abril a partir de segunda-feira (26) h22o

Todos os aposentados e pensionistas do INSS que sofreram algum desconto de mensalidade associativa na…

24/05/2025