Categorias: Destaque

Bocalom vai decretar emergência na ETA I na tentativa de evitar falta de água em Rio Branco 5w3n4d

O prefeito de Rio Branco Tião Bocalom participou de uma reunião de alinhamento com a direção do Serviço de Água e Esgoto de Rio Branco (Saerb), Defesa Civil e representantes do Governo do Estado, por meio da Secretaria de Habitação e Urbanismo. Em pauta, a recuperação de imediato da Estação de Tratamento de Água ETA l. 3f402o

A grande preocupação dos gestores e da Coordenadoria Municipal de Defesa Civil (Comdec), é com a elevação e retração do rio Acre, que movimenta o solo da região, comprometendo a estrutura da ETA, podendo levar ao colapso do sistema de abastecimento pela estação de tratamento.

“Uma vez que o rio Acre está enchendo e essa retração que ele pode ter, aí complica ainda muito mais e agrava a situação da ETA 1. Então, para que nós não tenhamos prejuízo e a população em abastecimento de água, nós estamos buscando todos os meios de recursos para poder minimizar todos os impactos que são as erosões e movimentação de massa”, explicou o coordenador da Comdec, tenente coronel Claúdio Falcão.

Na reunião foi pactuado o uso de um recurso no valor de quase 9 milhões de reais, previsto para o estado por meio de um termo de compromisso com o governo federal para a modernização da ETA I.

“Estamos terminando o projeto, vamos orçar e submeter a caixa, como é um recurso Federal precisa do anúncio da caixa, e a tratativa que nós temos, a determinação do governador Gladson Cameli, é que até o final de janeiro, nós já estejamos com a empresa contratada”, disse o secretário de Habitação e Urbanismo, Egleuson Santiago.

Para dar mais agilidade na liberação dos recursos, o prefeito de Rio Branco Tião Bocalom pretende decretar situação de emergência na ETA, para tentar evitar o colapso no abastecimento.

“Nós tivemos um problema sério na ETA II, já empenhou o recurso, se Deus quiser a gente vai resolver o problema da ETA II, aí veio o problema da ETA I, e aí como o governo do Estado tem um recurso já garantido do governo federal, então nós vamos aqui fazer essa conversa, porque nós vamos decretar a situação de emergência, e aí é a hora em que o governo do Estado entra com o recurso que tem para poder fazer a recuperação, ou seja, a implantação de uma nova estação de tratamento, porque realmente 40% da cidade depende dessa estação de captação e tratamento. É muito importante. Eu estou feliz com essa conversa com o coronel Ricardo, com o secretário Egleuson, mais o coronel Ricardo, sua equipe toda, onde ficou definido que esse recurso que o governo do estado já tem vai colocar à disposição para a gente recuperar a nossa ETA 1 para que a nossa população não sofra de repente um caos muito grande pela falta de água” concluiu o prefeito.

Edmilson Ferreira
Compartilhe
Publicado por
Edmilson Ferreira

Últimas Notícias 23t73

Inscrições para o Exame Nacional do Ensino Médio se iniciam na segunda (26). lembra SEE do Acre 5w2m6d

A partir da próxima segunda-feira, 26, estarão abertas as inscrições para o Exame Nacional do…

25/05/2025

Tentativas de fraudes caem mas Acre ainda registra quase 3,6 mil ocorrências ao mês em 2025 1v4m2n

Em fevereiro de 2025, o Brasil registrou 1.119.316 tentativas de fraude evitadas, segundo o Indicador…

25/05/2025

Pé de Meia começa segunda (26) a pagar 25,7 mil estudantes no Acre 3a parcela de 2025 2b1pd

A partir de segunda-feira, 26 de maio, o governo começa o pagamento da terceira parcela de 2025 do Programa…

25/05/2025

Rio Acre, rio da minha vida! 46l2r

Dias de verão… uma corrente serena, a água espelhando a luz do Sol, leves ondas…

25/05/2025

Busca de empresas por crédito cai 3,6% em abril após período de expansão no Estado do Acre 6b1jf

Após dois meses consecutivos de crescimento anual acima de dois dígitos, a demanda das empresas…

25/05/2025

Serasa abre inscrições para programa de estágio com mais de 40 vagas e bolsa de R$ 2.150,00 356g5o

A Serasa Experian, primeira e maior datatech do Brasil, está com inscrições abertas para seu…

25/05/2025