O açai (fruto nativo in natura) ganhou bônus de 17,83% no preço pago ao produtor no Estado do Acre, segundo a tabela de janeiro para o Progama de Garantia de Preços de Produtos da Agricultura Familiar. Enquanto o preço médio de mercado é R$,189 pelo quilo do açaí, o programa garante R$2,30 neste período, que vai até 9 de fevereiro.
Em relação à lista do mês anterior, houve a inclusão da batata, no estado do Paraná, e a saída da cana-de-açúcar. Para os demais produtos houve alteração nos estados beneficiados. Além da batata, açaí, banana, cará/inhame, castanha-de-caju, cebola, erva-mate, feijão caupi, manga, mel de abelha, raiz de mandioca, tomate e trigo fazem parte da lista de janeiro.
A portaria com os valores do bônus mensal é divulgada pelo Ministério do Desenvolvimento Agrário e Agricultura Familiar (MDA). Nesta edição, o benefício entra em vigência a partir do dia 10 de janeiro de 2025, com validade até 9 de fevereiro de 2025. Confira a lista completa na Portaria SAF/MDA Nº 301, de 7 de janeiro de 2025, que indica os preços de garantia dos produtos e os percentuais de bônus nos estados contemplados.