Categorias: Cidades

Abordagem social: o que é e como funciona essa política de direitos humanos em Rio Branco 6l4d4t

A Prefeitura de Rio Branco, por meio da Secretaria Municipal de Assistência Social e Direitos Humanos (SASDH), executa o Serviço Especializado em Abordagem Social (Seas), para conhecer, atender as necessidades básicas e encaminhar para políticas públicas ou para acolhimento, as pessoas que vivem em situação de rua nos espaços públicos da capital. 5w6z1i

O atendimento é contínuo, realizado 24 horas por dia, baseado nas solicitações que chegam através do telefone 9 9943-4305, pelo serviço de Busca Ativa ou por meio da rede de apoio. No entanto, a principal porta de entrada na unidade de acolhimento ainda é o Centro POP.

Conforme preconiza a legislação brasileira vigente, o serviço especializado de abordagem social não tem a função de fazer a retirada compulsória de pessoas das ruas.

“As ações da abordagem social são planejadas e continuadas dentro da Política de Assistência Social do município, para fazer a escuta qualificada que visa conhecer e compreender o histórico de cada pessoa, estabelecer vínculos e promover ao cidadão a reinserção familiar e comunitária. Além da inserção nas demais políticas públicas, tais como saúde, educação, cidadania, entre tantas outras”, explica Ivan Ferreira, diretor interino de Assistência Social da SASDH.

A equipe percorre diversos pontos da cidade e quando identifica uma pessoa em situação de rua, a equipe inicia o atendimento, identifica, cadastra e incentiva a aceitação dos serviços disponíveis por parte dos usuários. Caso seja necessário acolhimento, a partir do momento em que a pessoa em situação de rua aceita, os assistentes sociais iniciam a triagem das necessidades mais urgentes, como a verificação se o usuário porta ou precisa de documentos e se há ou não necessidade de atendimento médico. No caso das mulheres, há verificação se foram vítimas de violência ou abuso.

“Diariamente, nossa equipe aborda pessoas em situação de rua com o objetivo de proporcionar dignidade ao cidadão. São homens e mulheres que precisam e vão receber toda a atenção necessária para que a rua não seja mais a sua moradia”, destaca o secretário da SASDH, João Marcos Luz.

É após a triagem realizada pela abordagem social que o usuário é encaminhado para os serviços do Centro POP ou da Unidade de Acolhimento Dona Elza, dependendo da avaliação realizada pela equipe técnica.

“Rio Branco é uma cidade que possui uma rede assistencial que preza pelo resgate da dignidade e da independência cidadã da população em situação de rua, com muito zelo e cuidado. Não basta apenas a pessoa sair da rua, é preciso convencê-la a não voltar mais e trilhar um novo caminho na vida”, explica o secretário.

“As pessoas que vivem nas ruas lá estão por necessidade e para amenizar as condições de vida deles, a prefeitura dispõe o Centro POP e o Dona Elza, que oferecem atendimentos com alimentação, higiene pessoal, acompanhamento psicossocial e encaminhamentos para cidadania”, finalizou João Marcos.

Além do Serviço de Abordagem Social, o acolhimento no Dona Elza e o atendimento no Centro POP, a SASDH também faz encaminhamentos para outros serviços voltados às necessidades da população em situação de rua, como cursos de desenvolvimento pessoal e qualificação profissional, Educação de Jovens e Adultos (EJA), encaminhamento para o sistema de justiça, casas terapêuticas para a superação de vícios e, em breve, também para o mercado de trabalho.

Edmilson Ferreira
Compartilhe
Publicado por
Edmilson Ferreira

Últimas Notícias 23t73

Evento “O BNDES Mais Perto de Você” em Rio Branco, dá início à “COP Amazônica” l66b

Realizado no auditório da Fieac, o evento BNDES Mais Perto de Você (BMPV) apresentou soluções…

24/05/2025

BNDES e MMA dizem que tem R$ 24 mi para fortalecer agricultura familiar do Acre e levar produção às escolas 6mq1v

O Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social (BNDES) e o Ministério do Meio Ambiente…

24/05/2025

Uma programação especial para marcar os 15 anos da OCA de Xapuri 3c1923

Em comemoração aos 15 anos de funcionamento da OCA Xapuri, o governo do Acre, por…

24/05/2025

Fenômeno de popularidade 4ny6z

É bom sempre lembrar a história, para avivar memórias e para que as novas gerações…

23/05/2025

Polícia restitui mais de 100 celulares na segunda etapa da Operação Mobile no Acre 6z1f2u

Nesta sexta-feira, 23, a Polícia Civil do Estado do Acre (PCAC), por meio do Departamento…

23/05/2025

O recado de Gladson Cameli no último dia da Reunião da Força-Tarefa de Governadores para o Clima e Florestas d1p2v

O último dia da programação da GCF Task Force (Força-Tarefa dos Governadores para o Clima…

23/05/2025