Após assumir o cargo de presidente dos Estados Unidos, o governo de Donald Trump (Republicano) já aplicou diversas medidas para reprimir a imigração ilegal no país. Ele tomou posse na última segunda-feira (20).
Inclusive, nesta quinta-feira (23), Benjamin Huffman, secretário interino do Departamento de Segurança Interna dos EUA, anunciou uma nova medida que dá às agências do Departamento de Justiça a autoridade para investigar e prender imigrantes sem documentação no país.
As agências incluem o FBI, a Drug Enforcement istration (DEA), o Escritório de Álcool, Tabaco, Armas de Fogo e Explosivos (ATF), o Serviço de Delegados dos Estados Unidos e o Escritório Federal de Prisões (BOP).
“A ação de hoje capacita os agentes da lei do Departamento de Justiça a ajudar a identificar e apreender estrangeiros que entraram ilegalmente em nosso país”, declarou o Departamento em um comunicado à imprensa.
O governo de Trump ainda assinou um memorando para expulsar mais de um milhão de imigrantes dos Estados Unidos. A medida ocorre após seu antecessor, Joe Biden, ter autorizado a entrada de algumas pessoas no país por meio de dois programas específicos.
Fonte: BNEWS