Reprodução: UOL 68455o
O momento em que um macaco-prego é imobilizado por uma sucuri foi gravado por um guia turístico em Nobres (MT).
O que aconteceu
Cena foi presenciada durante eio ao aquário encantado, área turística da cidade. Ao UOL, o guia Roger Benedik explicou que o grupo ouviu macacos gritando e foi até a área para ver o que estava acontecendo. A gravação foi feita em 21 de janeiro.
Nas imagens, é possível ver o macaco se debatendo enquanto grita. Guia e turistas deixaram o local após a gravação do vídeo e não é possível saber se o macaco conseguiu fugir do ataque.
“Vontade é de ajudar, mas, infelizmente, não podemos”, explica o guia. Roger afirmou que a cena faz parte do ciclo da natureza e não deve ser interrompida.
Interromper o ato predatório configuraria crime ambiental. Ao UOL, o comandante do Batalhão de Polícia Militar de Proteção Ambiental de MT, Fagner do Nascimento, explicou que separar os bichos configura como perseguição ao animal, o que infringe o artigo 29 da Lei de Crimes Ambientais.
A sucuri está no ambiente natural e o animal que está sendo predado faz parte da cadeia alimentar da sucuri. Essa é a condição natural dela no ambiente. A mesma situação acontece se você fotografa uma onça lá no Pantanal predando uma capivara. Nós não podemos intervir.
Comandante Fagner do Nascimento, ao UOL
O mundo da arte e do fotojornalismo perdeu um de seus maiores nomes nesta sexta-feira…
Com mais de 100 mil peças em exposição e à venda, começa nesta quarta-feira (21)…
Dados do Censo 2022 mostram que o Brasil tinha 14,4 milhões de pessoas com deficiência,…
O governo do Acre, por meio da Secretaria de Estado de istração (Sead), tornou público,…
De 2019 a 2024, quase 10 milhões de exames específicos para o diagnóstico de glaucoma…
O governador do Acre, Gladson Camelí, participou, na manhã desta quinta-feira, 22, da abertura das…