Entre os dias 21 e 23 de fevereiro, a Companhia Nacional de Abastecimento (Conab) participa do Festival Internacional da Castanha 2025, a ser realizado no município de Epitaciolândia, no Acre. O evento reunirá produtores de municípios como Assis Brasil, Epitaciolândia, Brasiléia, Xapuri e Capixaba, além de produtores do Peru e da Bolívia. O encontro destaca a castanha como um dos pilares do agroextrativismo sustentável na região.
O festival é organizado pela Cooperativa Central de Comercialização Extrativista do Acre (Cooperacre) e pela Cooperativa Agroextrativista de Assis Brasil, Epitaciolândia e Brasiléia (Coopaeb) e visa promover a valorização da cadeia produtiva da castanha, incentivar negócios e fortalecer a economia local. Além da exposição de produtos, a programação incluirá palestras, rodadas de negócios e atividades culturais.
No dia 22, o gerente de Operações e de e Estratégico da Superintendência Regional da Conab no Acre, André Marques de Araújo, promoverá um seminário sobre a Política de Garantia de Preços Mínimos para os Produtos da Sociobiodiversidade (PGPMBio) e a sua atuação em relação a castanha.
Sustentabilidade – A PGPMBio garante um preço mínimo para diversos produtos extrativistas que ajudam na conservação dos biomas brasileiros, tais como açaí, andiroba, babaçu, baru, borracha extrativa, buriti, cacau extrativo, castanha-do-brasil, juçara, macaúba, mangaba, murumuru, pequi, piaçava, pinhão, pirarucu de manejo e umbu.
A Conab apoia a comercialização destes produtos e o desenvolvimento das comunidades extrativistas, por meio da Subvenção Direta ao Produtor Extrativista (SDPE), que consiste no pagamento de um bônus, quando os extrativistas comprovam a venda de produto extrativo por preço inferior ao mínimo fixado pelo Governo Federal e pesquisado pela Companhia.