Em evidência pelo filme Ainda Estou Aqui, Walther Salles, que trouxe o primeiro Oscar para o Brasil, possui uma das três maiores fortunas entre os diretores do cinema mundial, conforme informações de o portal Gazeta de São Paulo.
Entretanto, a sua riqueza não é oriunda apenas do segmento audiovisual. O diretor faz parte da família Moreira Salles, que é dona da companhia Havaianas e responsável por parte do Itaú.
De acordo com o ranking da revista Forbes, Walther Salles compõe a 11º posição entre os homens mais ricos do Brasil, com fortuna estimada em R$ 26,4 bilhões.
A riqueza da família começou com João Moreira Salles fundando a Casa Moreira Salles em Poços de Caldas, no sul de Minas Gerais, que se tornou, em 1924, sede para a operação de uma instituição financeira. Assim, os negócios da família começaram a se expandir no ramo do café.
Walther Moreira Salles, filho de João, começou a operar em 1933. Este, impulsionou seis grandes negócios: a representação da Caterpillar no Brasil; a Brazilian Warrant; a fazenda Cambuhy; títulos da dívida externa brasileira; o Unibanco; e o investimento no nióbio, controlando, atualmente, 75% do mercado global deste setor.
Dentre os principais destaques, estão a descoberta do nióbio, na década de 1960, e, assim, a família Moreira Salles fez fortes investimentos na mineração. Hoje em dia, a Companhia Brasileira de Metalurgia e Mineração (CBMM), é controlada pela família.
Já as investidas da família no Unibanco aram a ganhar relevância no mercado financeiro após se juntar com o Itaú em 2008, criando o maior banco da América Latina. A família atua também no ramo da agricultura e de bens de consumo, como as sandálias Havaianas, adquiridas em 2017. O controle da fortuna da família, projetado em R$ 54 bilhões em ativos, é feito pela BW Gestão de Investimentos.
Fonte: BNEWS