Tricampeão da F1, Ayrton Senna foi o único brasileiro lembrado na lista de melhores pilotos da história da categoria | Bnews - Divulgação Reprodução / Redes Sociais / Instagram / @sennabrasil 24g36
A Fórmula 1 (F1) publicou uma lista com os 20 maiores pilotos da categoria em seus 75 anos de história. Os pilotos selecionados foram divulgados no site oficial da F1 nesta quarta-feira (05). Entre os nomes selecionados, sem definir uma ordem específica, apenas um brasileiro foi mencionado: o tricampeão Ayrton Senna.
Nelson Piquet, Emerson Fittipaldi, Rubens Barrichello e Felipe Massa — todos destaques em suas épocas na categoria —, não foram lembrados. Na matéria, a Fórmula 1 elegeu Senna como um dos “maiores de todos os tempos” tamanha foi sua importância nos 10 anos em que esteve na F1. Além dos títulos, o brasileiro mostrou ter rivalidade, paixão e compaixão — Senna salvou a vida de Erik Comas, de 61 anos, no Grande Prêmio (GP) da Bélgica —.
O que a F1 fala de Ayrton Senna
Durante dez anos na Fórmula 1, Ayrton Senna conquistou três títulos de pilotos, 41 vitórias e 65 pole positions. E apesar de sua vida ter sido interrompida tragicamente após o acidente fatal no Grand Prix de San Marino de 1994, o legado do brasileiro segue vivo. De sua reação ional ao vencer pela primeira vez na frente do público do seu país, à famosa rivalidade com Alain Prost e seu heroísmo fora das pistas para ajudar a salvar a vida do piloto Erik Comas, o tempo de Ayrton Senna no esporte deixou incontáveis memórias, que o tornaram um dos maiores de todos os tempos”, diz a F1 na matéria publicada em seu site oficial.
Lista completa
Apesar de muitos pilotos históricos terem sido citados na lista dos 20 melhores pilotos da história da Fórmula 1, três pilotos da atual geram também aparecem. São eles: Fernando Alonso, Lewis Hamilton e Max Verstappen. Além deles também são citados outros campeões que estiveram na categoria nos últimos 10 anos, como o filandês Kimi Raikkonen e o alemão Sebastian Vettel.
O detalhe é que a lista não conta somente com pilotos que foram campeões da categoria. Na lista feita pela F1 alguns nomes que não conseguriam levantar o caneco da maior categoria do automobilismo mundial foram citados: o britânico Stirling Moss e o canadense Gilles Villeneuve — que nomeia o GP do Canadá —.
Nome – País – Títulos
Alain Prost – França – 4 títulos;
Alberto Ascari – Itália – 2 títulos;
Ayrton Senna – Brasil – 3 títulos;
Fernando Alonso – Espanha – 2 títulos;
Gilles Villeneuve – Canadá – Nenhum título (Morreu em 1982 no GP da Bélgica);
Graham Hill – Reino Unido – 2 títulos;
Jack Brabham – Austrália – 3 títulos;
Jackie Stewart – Reino Unido – 3 títulos;
Jim Clark – Reino Unido – 2 títulos;
John Surtees – Reino Unido – 1 título;
Juan Manuel Fangio – Argentino – 5 títulos;
Kimi Raikkonen – Finlândia – 1 título;
Lewis Hamilton – Reino Unido – 7 títulos;
Mario Andretti – EUA – 1 título;
Max Verstappen – Holanda – 4 títulos;
Michael Schumacher – Alemanha – 7 títulos;
Nigel Mansell – Reino Unido – 1 título;
Niki Lauda – Áustria – 3 títulos;
Sebastian Vettel – Alemanha – 4 títulos;
Stirling Moss – Reino Unido – Nenhum título (Vice-campeão em quatro ocasiões);
Fonte: BNEWS
Realizado no auditório da Fieac, o evento BNDES Mais Perto de Você (BMPV) apresentou soluções…
O Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social (BNDES) e o Ministério do Meio Ambiente…
Em comemoração aos 15 anos de funcionamento da OCA Xapuri, o governo do Acre, por…
É bom sempre lembrar a história, para avivar memórias e para que as novas gerações…
Nesta sexta-feira, 23, a Polícia Civil do Estado do Acre (PCAC), por meio do Departamento…
O último dia da programação da GCF Task Force (Força-Tarefa dos Governadores para o Clima…