O café da manhã é a primeira refeição do dia e, além de garantir energia para aguentar a rotina, também pode proteger contra males cardiovasculares, de acordo com um novo estudo, publicado no periódico científico Journal of Nutrition, Health and Aging.
A pesquisa, que reuniu 383 participantes entre 55 e 75 anos acima do peso ou com obesidade, revelou que o elo entre o consumo de um desjejum saudável e uma menor circunferência da cintura, além do equilíbrio nas taxas de colesterol e triglicérides.
Mas, para que o café da manhã seja considerado de de boa qualidade, de acordo com os pesquisadores, é necessário que ele contenha proteínas, carboidratos e fibras. Vale ressaltar que o levantamento demonstrou que, com a ausência de açúcares e gorduras saturadas, a refeição correspondia a 20% das calorias diárias.
Além da proteção cardiovascular, outros trabalhos já mostraram uma relação entre a refeição matinal e o controle de peso; existem evidências de que ela ajuda a brecar o apetite.
A dica de ouro é deixar a refeição bem colorida, assim é possível que ela seja mais rica em compostos protetores. Frutos contribuem com vitaminas, sais minerais e fibras, em um combo que favorece a imunidade e a saúde intestinal, dizem os pesquisadores.
Fonte: BNEWS