O Ministério da Integração e do Desenvolvimento Regional (MIDR), por meio da Secretaria Nacional de Proteção e Defesa Civil (Sedec), está atuando para agilizar o reconhecimento da situação de emergência no Acre e garantir todo o e necessário ao estado diante do agravamento das chuvas. A previsão meteorológica para os próximos 15 dias indica continuidade das precipitações intensas, aumentando o risco de transbordamento dos rios e afetando milhares de famílias. 9651x
Na última quinta-feira (13), o ministro da Integração e do Desenvolvimento Regional, Waldez Góes, recebeu o governador do Acre, Gladson Cameli, e a vice-governadora Mailza Assis, em Brasília, para discutir o cenário atual e antecipar ações de resposta. Durante o encontro, foi reforçado o compromisso do Governo Federal em prestar assistência rápida e eficaz à população atingida pelas enchentes.
O Rio Acre, que já atinge 700 famílias em 13 bairros de Rio Branco, continua em elevação e, de acordo com a Defesa Civil Municipal, o nível pode ultraar os 15 metros no fim de semana. Diante desse cenário, a Sedec segue articulando com os órgãos de monitoramento a respeito da situação e acelerando os trâmites para garantir recursos e apoio logístico aos municípios afetados.
“O governo federal está atento e pronto para agir. A prioridade é garantir a segurança e o atendimento às famílias afetadas, além de oferecer e técnico e financeiro aos estados e municípios para mitigar os impactos desse desastre”, destacou Waldez Góes.
A Sedec segue em contato permanente com os órgãos estaduais e municipais para monitorar a evolução das chuvas e tomar as providências necessárias. O MIDR reforça que a população deve seguir as orientações da Defesa Civil e acionar os serviços de emergência em caso de necessidade.
Como solicitar recursos
Cidades com o reconhecimento federal de situação de emergência ou de estado de calamidade pública podem solicitar ao MIDR recursos para ações de defesa civil. A solicitação pelos municípios em situação de emergência deve ser feita por meio do Sistema Integrado de Informações sobre Desastres (S2iD). Com base nas informações enviadas nos planos de trabalho, a equipe técnica da Defesa Civil Nacional avalia as metas e os valores solicitados. Com a aprovação, é publicada portaria no DOU com o valor a ser liberado.
Capacitações da Defesa Civil Nacional
A Defesa Civil Nacional oferece uma série de cursos a distância para habilitar e qualificar agentes municipais e estaduais para o uso do S2iD. As capacitações têm como foco os agentes de proteção e defesa civil nas três esferas de governo. Confira neste link a lista completa dos cursos.
A partir da próxima segunda-feira, 26, estarão abertas as inscrições para o Exame Nacional do…
Em fevereiro de 2025, o Brasil registrou 1.119.316 tentativas de fraude evitadas, segundo o Indicador…
A partir de segunda-feira, 26 de maio, o governo começa o pagamento da terceira parcela de 2025 do Programa…
Dias de verão… uma corrente serena, a água espelhando a luz do Sol, leves ondas…
Após dois meses consecutivos de crescimento anual acima de dois dígitos, a demanda das empresas…
A Serasa Experian, primeira e maior datatech do Brasil, está com inscrições abertas para seu…