Categorias: Manchete

Programa de saúde auditiva realizou mais de 10 mil atendimentos em 2024 e distribuiu 7 mil aparelhos de ouvido em 3 anos no Acre 1r383y

Cuidar da saúde auditiva é essencial para garantir bem-estar e qualidade de vida. A audição não apenas possibilita a comunicação e a interação social, mas também influencia diretamente a saúde mental e emocional. A perda auditiva pode gerar isolamento e dificuldades no dia a dia, tornando fundamental a realização de exames e tratamentos adequados. 2s4t19

Com o compromisso de oferecer um atendimento ágil e eficiente, o governo do Acre, por meio da Secretaria de Saúde (Sesacre), realizou neste sábado, 15, o segundo Mutirão de Saúde Auditiva no Centro Especializado em Reabilitação III (CER III).

A iniciativa tem como objetivo reduzir a fila de espera e proporcionar reabilitação auditiva para quem precisa.

Nesta edição, foram atendidos 120 pacientes ao longo do dia, divididos entre os períodos da manhã e da tarde. No total, 240 pessoas já aram pelos dois mutirões realizados em 2024, enfrentando uma demanda reprimida de 1.332 exames de audiometria.

“Nosso objetivo é reduzir a fila de espera, proporcionar diagnósticos rápidos e melhorar a qualidade de vida dos pacientes”, evidenciou Pedro Pascoal. Foto: Odair Leal/Sesacre
“A realização do segundo mutirão de Saúde Auditiva reforça nosso compromisso em garantir atendimento de qualidade e ível para a população. Nosso objetivo é reduzir a fila de espera, proporcionar diagnósticos rápidos e melhorar a qualidade de vida dos pacientes. Seguiremos investindo em iniciativas como essa para ampliar o o à saúde auditiva no estado”, evidenciou Pedro Pascoal, secretário de Saúde do Acre.

Segundo Cinthia Brasil, gerente-geral do CER III, a estratégia busca dar mais rapidez ao diagnóstico e ao tratamento. “A intenção do mutirão é acelerar os atendimentos e garantir que os pacientes tenham um diagnóstico precoce, possibilitando um tratamento adequado e eficaz”, destacou.

Exames e profissionais envolvidos
Durante o mutirão, foram realizados três exames específicos: audiometria tonal e vocal, imitanciometria e emissões otoacústicas. Esses procedimentos são essenciais para avaliar a capacidade auditiva e identificar a necessidade de intervenção.

Foram realizados três exames específicos: audiometria tonal e vocal, imitanciometria e emissões otoacústicas. Foto: Luan Martins/Sesacre
Três profissionais da fonoaudiologia estiveram envolvidos na ação, garantindo que os pacientes recebessem um atendimento especializado.

“Nosso objetivo é agilizar a colocação dos aparelhos auditivos para os pacientes que precisam”, explicou Lydhia Torres. Foto: Luan Martins/Sesacre
A fonoaudióloga Lydhia Torres reforçou a importância da iniciativa. “Nosso objetivo é agilizar a colocação dos aparelhos auditivos para os pacientes que precisam, pois qualquer perda auditiva pode afetar significativamente a interação social e o bem-estar emocional”, explicou.

Histórias de superação e esperança
Para muitos dos atendidos, o mutirão representa a chance de recuperar a qualidade de vida.

Carmélia Brito, 50 anos, realiza acompanhamento desde a juventude e reforçou a importância do atendimento gratuito. “Aqui o serviço é muito bom. Eu faço meus exames, recebo o aparelho auditivo e a carteirinha para acompanhamento.
Outro paciente beneficiado foi Marcos Antônio Ballalai dos Santos, 64 anos, que aguardava há quatro anos pelo aparelho auditivo. “O acompanhamento é muito importante porque quase não escuto mais. Não tive condições de comprar antes e procurei o SUS. Agora, finalmente, vou receber o aparelho e isso vai mudar minha vida e da minha esposa. Ela tem deficiência visual, então eu enxergo por ela e ela escuta por mim”, relatou emocionado.

O programa também atende crianças, como Maria Júlia Silva, de 9 anos, levada pela mãe, Antônia Samara da Silva. “Eu percebi que, às vezes, chamava minha filha e ela não respondia. Isso me preocupou e procurei ajuda. Agora, com os exames, vamos saber se há algum problema auditivo e se ela precisa de acompanhamento”, explicou Antônia.

Programa Saúde Auditiva
O Programa Saúde Auditiva é uma iniciativa da Sesacre em parceria com o governo federal, garantindo atendimento a pessoas com deficiência auditiva congênita ou adquirida. Em 2024, quase 10 mil pessoas já foram acompanhadas pelo programa.

A fonoaudióloga Andressa Messias salientou a importância do acompanhamento. “Estamos realizando exames audiológicos para detectar qualquer perda auditiva. Se houver necessidade, o paciente entra para o programa de reabilitação auditiva e recebe o e adequado”.

O programa se destaca também pela entrega de aparelhos auditivos gratuitos. Entre 2021 e 2024, mais de sete mil pares foram distribuídos, garantindo melhor qualidade de vida para milhares de pessoas.

Compromisso com a inclusão
O mutirão de Saúde Auditiva reforça o compromisso do governo estadual com a inclusão social e o o universal à saúde. A ampliação dos atendimentos e a entrega de aparelhos auditivos permitem que mais pessoas possam ouvir melhor e, assim, viver com mais dignidade.

Edmilson Ferreira
Compartilhe
Publicado por
Edmilson Ferreira

Últimas Notícias 23t73

Rio Acre, rio da minha vida! 46l2r

Dias de verão… uma corrente serena, a água espelhando a luz do Sol, leves ondas…

25/05/2025

Busca de empresas por crédito cai 3,6% em abril após período de expansão no Estado do Acre 6b1jf

Após dois meses consecutivos de crescimento anual acima de dois dígitos, a demanda das empresas…

25/05/2025

Serasa abre inscrições para programa de estágio com mais de 40 vagas e bolsa de R$ 2.150,00 356g5o

A Serasa Experian, primeira e maior datatech do Brasil, está com inscrições abertas para seu…

25/05/2025

Os sete municípios do Acre beneficiados com quase R$70 milhões para projetos sustentáveis 2h3772

Governo Federal, por meio do Ministério do Meio Ambiente e Mudança do Clima (MMA), e…

25/05/2025

O recado de Marina Silva ao cooperativismo do Estado do Acre 2g3z65

Em agenda oficial no Acre nesta sexta-feira (23), a ministra do Meio Ambiente e Mudança…

24/05/2025

INSS devolve descontos indevidos de abril a partir de segunda-feira (26) h22o

Todos os aposentados e pensionistas do INSS que sofreram algum desconto de mensalidade associativa na…

24/05/2025