Cuidar da saúde auditiva é essencial para garantir bem-estar e qualidade de vida. A audição não apenas possibilita a comunicação e a interação social, mas também influencia diretamente a saúde mental e emocional. A perda auditiva pode gerar isolamento e dificuldades no dia a dia, tornando fundamental a realização de exames e tratamentos adequados. 2s4t19
Com o compromisso de oferecer um atendimento ágil e eficiente, o governo do Acre, por meio da Secretaria de Saúde (Sesacre), realizou neste sábado, 15, o segundo Mutirão de Saúde Auditiva no Centro Especializado em Reabilitação III (CER III).
A iniciativa tem como objetivo reduzir a fila de espera e proporcionar reabilitação auditiva para quem precisa.
Nesta edição, foram atendidos 120 pacientes ao longo do dia, divididos entre os períodos da manhã e da tarde. No total, 240 pessoas já aram pelos dois mutirões realizados em 2024, enfrentando uma demanda reprimida de 1.332 exames de audiometria.
“Nosso objetivo é reduzir a fila de espera, proporcionar diagnósticos rápidos e melhorar a qualidade de vida dos pacientes”, evidenciou Pedro Pascoal. Foto: Odair Leal/Sesacre
“A realização do segundo mutirão de Saúde Auditiva reforça nosso compromisso em garantir atendimento de qualidade e ível para a população. Nosso objetivo é reduzir a fila de espera, proporcionar diagnósticos rápidos e melhorar a qualidade de vida dos pacientes. Seguiremos investindo em iniciativas como essa para ampliar o o à saúde auditiva no estado”, evidenciou Pedro Pascoal, secretário de Saúde do Acre.
Segundo Cinthia Brasil, gerente-geral do CER III, a estratégia busca dar mais rapidez ao diagnóstico e ao tratamento. “A intenção do mutirão é acelerar os atendimentos e garantir que os pacientes tenham um diagnóstico precoce, possibilitando um tratamento adequado e eficaz”, destacou.
Exames e profissionais envolvidos
Durante o mutirão, foram realizados três exames específicos: audiometria tonal e vocal, imitanciometria e emissões otoacústicas. Esses procedimentos são essenciais para avaliar a capacidade auditiva e identificar a necessidade de intervenção.
Foram realizados três exames específicos: audiometria tonal e vocal, imitanciometria e emissões otoacústicas. Foto: Luan Martins/Sesacre
Três profissionais da fonoaudiologia estiveram envolvidos na ação, garantindo que os pacientes recebessem um atendimento especializado.
“Nosso objetivo é agilizar a colocação dos aparelhos auditivos para os pacientes que precisam”, explicou Lydhia Torres. Foto: Luan Martins/Sesacre
A fonoaudióloga Lydhia Torres reforçou a importância da iniciativa. “Nosso objetivo é agilizar a colocação dos aparelhos auditivos para os pacientes que precisam, pois qualquer perda auditiva pode afetar significativamente a interação social e o bem-estar emocional”, explicou.
Histórias de superação e esperança
Para muitos dos atendidos, o mutirão representa a chance de recuperar a qualidade de vida.
Carmélia Brito, 50 anos, realiza acompanhamento desde a juventude e reforçou a importância do atendimento gratuito. “Aqui o serviço é muito bom. Eu faço meus exames, recebo o aparelho auditivo e a carteirinha para acompanhamento.
Outro paciente beneficiado foi Marcos Antônio Ballalai dos Santos, 64 anos, que aguardava há quatro anos pelo aparelho auditivo. “O acompanhamento é muito importante porque quase não escuto mais. Não tive condições de comprar antes e procurei o SUS. Agora, finalmente, vou receber o aparelho e isso vai mudar minha vida e da minha esposa. Ela tem deficiência visual, então eu enxergo por ela e ela escuta por mim”, relatou emocionado.
O programa também atende crianças, como Maria Júlia Silva, de 9 anos, levada pela mãe, Antônia Samara da Silva. “Eu percebi que, às vezes, chamava minha filha e ela não respondia. Isso me preocupou e procurei ajuda. Agora, com os exames, vamos saber se há algum problema auditivo e se ela precisa de acompanhamento”, explicou Antônia.
Programa Saúde Auditiva
O Programa Saúde Auditiva é uma iniciativa da Sesacre em parceria com o governo federal, garantindo atendimento a pessoas com deficiência auditiva congênita ou adquirida. Em 2024, quase 10 mil pessoas já foram acompanhadas pelo programa.
A fonoaudióloga Andressa Messias salientou a importância do acompanhamento. “Estamos realizando exames audiológicos para detectar qualquer perda auditiva. Se houver necessidade, o paciente entra para o programa de reabilitação auditiva e recebe o e adequado”.
O programa se destaca também pela entrega de aparelhos auditivos gratuitos. Entre 2021 e 2024, mais de sete mil pares foram distribuídos, garantindo melhor qualidade de vida para milhares de pessoas.
Compromisso com a inclusão
O mutirão de Saúde Auditiva reforça o compromisso do governo estadual com a inclusão social e o o universal à saúde. A ampliação dos atendimentos e a entrega de aparelhos auditivos permitem que mais pessoas possam ouvir melhor e, assim, viver com mais dignidade.
Dias de verão… uma corrente serena, a água espelhando a luz do Sol, leves ondas…
Após dois meses consecutivos de crescimento anual acima de dois dígitos, a demanda das empresas…
A Serasa Experian, primeira e maior datatech do Brasil, está com inscrições abertas para seu…
Governo Federal, por meio do Ministério do Meio Ambiente e Mudança do Clima (MMA), e…
Em agenda oficial no Acre nesta sexta-feira (23), a ministra do Meio Ambiente e Mudança…
Todos os aposentados e pensionistas do INSS que sofreram algum desconto de mensalidade associativa na…