sábado, maio 17, 2025
Acre Agora - acreagora.noticiasdoacre.com
No Result
View All Result
  • HOME
  • Últimas Notícias
  • Política
  • Cidades
  • Polícia
  • Concursos e Editais
  • Vídeos
  • Colunas & Blogs
    • Blog do Crica
    • Astério Moreira
    • Soluções Práticas
  • HOME
  • Últimas Notícias
  • Política
  • Cidades
  • Polícia
  • Concursos e Editais
  • Vídeos
  • Colunas & Blogs
    • Blog do Crica
    • Astério Moreira
    • Soluções Práticas
No Result
View All Result
Acre Agora - acreagora.noticiasdoacre.com
No Result
View All Result

Da água para o vinho: Crica compara o silêncio da anterior e o ruído da atual legislatura da CMRB

by Edmilson Ferreira
24/03/2025

Quem se deu ao trabalho de acompanhar as sessões adas da Câmara Municipal de Rio Branco e as desta legislatura, notou uma mudança da água para o vinho. As sessões na legislatura ada eram um marasmo, uma espécie de disputa entre os vereadores daquela época, para ver quem era mais agradável ao prefeito Tião Bocalom. Trocaram o papel de legisladores, de fiscais do povo, por cômodos cargos na prefeitura de Rio Branco e fazendo um silêncio tumular. A nova composição de vereadores da capital é a antítese da anterior. Hoje acontecem debates, cobranças à gestão municipal, denúncias na tribuna e no Ministério Público são feitas em série; em suma: acabou aquela coisa do amém e sim senhor para tudo o que vinha da PMRB. Hoje temos vereadores como Zé Lopes (Republicanos), Eber Machado (MDB), Fábio Araújo (MDB), Neném Almeida (MDB), André Kamai (PT), que cumprem o importante papel na democracia que é o de fomentar debates. E podem exercer este papel, porque não aceitaram cargos para afilhados na gestão municipal. Numa democracia tem que ter o contraditório. E isso acontece hoje na Câmara. Neste contexto, pode-se dizer que, a Câmara Municipal de Rio Branco não é mais um templo do silêncio, mas um parlamento na essência da palavra. Parlamento sem oposição pode ser tudo, menos um parlamento.

COMO DEVERIA SER

Não se pode deixar de ressaltar neste cenário descrito na nota acima, a posição democrática exercida pelo presidente da Câmara Municipal de Rio Branco, vereador Joabe Lira (PL), que como democrata deixa os debates fluírem. Por isso, a sua gestão vem sendo elogiada até pela oposição.

DEIXA SÓ O CARIMBO

Uma Procuradoria Jurídica existe para emitir parecer técnico e que mostre quando um projeto fere a lei. Pois bem, a Procuradoria da Câmara Municipal de Rio Branco emitiu um parecer apontando que o projeto do prefeito Bocalom, criando um caminhão de cargos de confiança, era inconstitucional. O certo era os vereadores seguirem, mas não, a maioria votou a favor do projeto. Se é para deixar a porteira aberta, acabem com a Procuradoria e a Comissão de Constituição e Justiça, porque estão servindo de enfeite. Deixa só o carimbo de Aprovado.

POBRE PAÍS

O que esperar de um país como o Brasil, em que o valor das emendas parlamentares dos deputados federais e senadores é maior do que o da Educação, no orçamento? Isso é uma farra oficializada para fazer politicagem com emendas. Esse é o Brasil e os nossos políticos. O que fazer, a não ser registrar e protestar?

DESMENTIDO PELOS FATOS

O deputado federal Eduardo Bolsonaro (PL) diz que foi morar nos EUA pela falta de liberdade no Brasil. Disse isso três dias depois do pai Bolsonaro participar de um ato público (que flopou) em Copacabana, e dizer o que bem quis dizer do governo Lula e do STF. Sua jogada de vítima de perseguição política é uma fraude.

DEITADO NA REDE

Caso o governador Gladson Cameli não for tornado inelegível na Operação Ptolomeu, ação concluída para julgamento, vai se eleger senador deitado numa rede. Gladson, gostem ou não os seus opositores, é um fenômeno no quesito empatia com a população. Ele é o próprio marketing. Nem precisa de marqueteiro para a campanha.

TUDO PARA SE DESTACAR

O vereador Zé Lopes (Republicanos) -não aceitou cargos da prefeitura para indicar afilhados – tem até aqui justificado os votos que recebeu; essa sua independência é que permite cobrar ações do prefeito e denunciar o que considera ilegal, como tem feito.

QUEREM SER AGRADÁVEIS

Vez por outra aparece integrante do governo querendo colocar a vice-governadora Mailza Assis (PP) – candidata ao governo- como vítima de ataques. Não tem essa de vitimismo. Ela tem todo direito de ser candidata ao governo, tem o nome limpo, nada há que lhe desabone, é uma mulher séria, mas essa condição não quer dizer que não se pode fazer questionamentos sobre nomes alternativos para a disputa do governo. Na política, ninguém é intocável.Tem sim que se esperar as pesquisas do próximo ano para ver como o boi vai dançar. Lembrando: uma eleição para governador se decide no voto e não por aclamação. Quem tem que falar na hora da verdade da campanha é o eleitor. Ninguém é imune a nada na política.

TREMENDA BOBAGEM

É uma tremenda bobagem se jogar com a tese que, se acontecer a Federação entre o PP e o UB, o candidato a governador que for escolhido – seja a Mailza Assis (PP) ou o Alan Rick (UB), já ganhou a eleição. Os caminhos de uma campanha são insondáveis. Cabeça de eleitor é uma coisa complicada.

TENDÊNCIA NATURAL

No julgamento do ex-presidente Jair Bolsonaro e seu grupo – acusados de tentar dar um golpe e derrubar o Lula -que começa terça-feira; quando será analisado se será aceito ou não o pedido da PGR para que virem réus, é uma tendência natural do STF, acatar o referido pedido. E começa de fato, a partir daí, o inferno astral de Bolsonaro e a sua turma.

ÓTIMA NOTÍCIA

O cantor sertanejo Gustavo Lima anunciou que não será mais candidato a presidente. Ótima notícia. O Brasil está esculhambado, mas não merece ter alguém na presidência do seu porte. É avacalhar a política de vez.

VETO TOTAL

É pacote fechado na cúpula do MDB: vereador do partido que quiser disputar um mandato de vereador, não será liberado para ser candidato por outra sigla. É um veto total. O MDB está certo? Está mais do que certo.

MULHERES NA BRIGA

Fernanda Hassem (PP), Antônia Lúcia (Republicanos), Socorro Neri (PP), Márcia Bittar (Podemos), Leila Galvão (MDB), são os nomes até aqui ventilados para disputar vagas na Câmara Federal. Por ser um eleitorado majoritário, é um número muito baixo de mulheres buscando espaço na política. Depois reclamam que são discriminadas em cargos eletivos.

MEMÓRIA ATIVADA

Só no ano pré-eleitoral é que políticos se lembraram que Brasiléia está sem uma Delegacia de Polícia. Estavam sofrendo de amnésia, somente agora recobraram a memória. A política ativa até a memória. E, como ativa….

GESTÃO ENXUTA

A ex-prefeita Fernanda Hassem disse ao BLOG que deixou a prefeitura de Brasiléia enxuta, com créditos a receber, e tranquila pelo dever bem cumprido. Fica o registro da sua postagem. Por parte deste BLOG, a sua gestão não foi posta em dúvida.

VELHA FÓRMULAS

O problema do Lula, pelo que tenho lido na mídia que transita junto ao poder, é que ele quer enfrentar novos problemas como fórmulas antigas e saturadas. Lula não se reinventou.

SALDO DO TURISMO

57% do eleitorado pesquisado pelo instituto Poder Data esta semana, mostra que 57% dos pesquisados reprovam a primeira-dama Janja. Deve ser o rescaldo de uma agenda voltada apenas para viagens dela ao exterior.

TEM QUE SE ACOSTUMAR

Os vereadores da legislatura ada da Câmara Municipal de Rio Branco que se reelegeram, têm que cair na real que acabou o tempo que não tinha debate naquela Casa, em que tudo era amém e sim senhor. Não têm, pois, que ficarem zangados com o novo cenário. O debate está aberto.

NUNCA DISSE

O deputado Nicolau Júnior (PP) nunca disse que trabalha para ser candidato a governador. Limita-se a falar quando é questionado, que seguirá o caminho que lhe for apontado pelo governador Gladson. O resto é ilação.

TAPETE ESTENDIDO

O senador Sérgio Petecão disse ontem ao BLOG que o tapete do PSD está estendido para a Perpétua Almeida, caso queira ser candidata a deputada federal pelo partido.

CAMINHO NATURAL

Caso venha a ser rifado se acontecer uma Federação entre União Brasil e PP, na sua candidatura ao governo, o caminho natural do senador Alan Rick (UB), será se filiar ao MDB para disputa. E não haverá veto no MDB.

CULPA NÃO FOI DO MORDOMO

Em filmes de suspense sempre quem aparece como suspeito de algo errado é o mordomo. A letra “B” se desprendeu da fachada do elevado Beth Bocalom. Espere-se que mais uma vez não coloquem a culpa no PT ou em algum “comunista” (sic). É moda se jogar culpa no PT, que está fora do poder há mais de seis anos.

BOM DOMINGO

Bom domingo, fiquem com Deus.

FRASE MARCANTE

“Não é o homem que tem muito pouco, mas sim o homem que anseia por mais, que é pobre.” Sêneca.

ShareTweetSend
Previous Post

Mailza e Alan vão travar luta interna na Federação PP/União Brasil

Next Post

Rayssa Leal é campeã no STU Porto Alegre em dia vitorioso do Brasil

Notícias Relacionadas

Bocalom ite candidatura

by Edmilson Ferreira
17/05/2025
0

Dependendo do cenário poderemos ter no próximo ano, mais um personagem no campo da direita, para disputar o governo: prefeito...

Governador compara Lula a bebê reborn e é detonado na web: “Lamentável”; veja a imagem

by Da Redação
16/05/2025
0

O governador de Minas Gerais, Romeu Zema (Novo), entrou no hype dos bebês reborn e publicou uma montagem com o...

“Se a gente perder essa rota, já era”: Afonso Fernandes corredor de exportação via Porto de Chancay

by Edmilson Ferreira
14/05/2025
0

Durante a sessão desta quarta-feira (14), na Assembleia Legislativa do Acre (Aleac), o deputado Afonso Fernandes (PL) fez um pronunciamento...

Federação em gestação

by Edmilson Ferreira
13/05/2025
0

Caminha para um entendimento nacional a formação de uma Federação entre o MDB e o REPUBLICANOS. A informação foi ada...

Gladson e Nicolau sancionam lei que cria Dia S de valorização e reconhecimento do Sesc e Senac

by Da Redação
12/05/2025
0

O presidente da Assembleia Legislativa do Acre (Aleac), Nicolau Júnior (Progressistas) e o governador Gladson Cameli (Progressistas), participaram nesta segunda-feira,...

Crica analisa ceário para Senado: “sem base no interior e forte estrutura financeira, é balsa!”

by Edmilson Ferreira
08/05/2025
0

A disputa das duas vagas para o Senado no próximo ano, deve ser analisada por dois ângulos: Com o governador...

Mais lidas

  • Governador compara Lula a bebê reborn e é detonado na web: “Lamentável”; veja a imagem

    0 shares
    Share 0 Tweet 0
  • Donos de bebês reborn podem ser multados em até R$ 30 mil; entenda

    0 shares
    Share 0 Tweet 0
  • Modelo perde a visão por sete dias após uso de pomada modeladora

    0 shares
    Share 0 Tweet 0
  • Vídeo: carro parte ao meio após grave acidente; veículo tinha 38 multas

    0 shares
    Share 0 Tweet 0
  • Como os cachorros escolhem seu humano favorito? Entenda o que a ciência diz

    0 shares
    Share 0 Tweet 0
  • HOME
  • Últimas Notícias
  • Política
  • Cidades
  • Polícia
  • Concursos e Editais
  • Vídeos
  • Colunas & Blogs

© 2025 JNews - WordPress news & magazine theme by Jegtheme.

No Result
View All Result
  • HOME
  • Últimas Notícias
  • Política
  • Cidades
  • Polícia
  • Concursos e Editais
  • Vídeos
  • Colunas & Blogs
    • Blog do Crica
    • Astério Moreira
    • Soluções Práticas

© 2025 JNews - WordPress news & magazine theme by Jegtheme.