Categorias: Destaque

Sobe de 29% para 46% o número de brasileiras que empreendem em busca de flexibilidade 6g2b59

No mês da mulher, a Serasa Experian, primeira e maior datatech do Brasil, traz a segunda onda do levantamento do perfil da empreendedora brasileira no país. O estudo traz as razões que levam as mulheres a abrirem seus próprios negócios, além do comparativo com a primeira edição da pesquisa. O levantamento traz ainda as diferenças de gênero ao empreender. 5a322m

Entre as motivações, 46% das respondentes afirmaram que flexibilidade de tempo foi o que as levaram a empreender, enquanto 40% o fizeram em busca de independência financeira. 24% afirmaram que empreendem para ter uma renda complementar e 20% para ganhar mais do que ganhava antes.

As motivações das mulheres para empreender vêm mudando ano a ano

A mesma pergunta foi realizada na primeira onda da pesquisa, feita em 2022, e é possível verificar diferença entre os dados. A principal motivação era a independência financeira para 40% das mulheres, razão, hoje em segunda colocação, mas mantendo a mesma porcentagem (40%). Flexibilidade era o segundo motivo, com 29% – versus 46%, atualmente.

Em terceiro lugar, com 24%, as mulheres empreendiam para fazer o que acreditavam. Na onda atual, essa motivação está em quinto lugar, sendo a razão de 18% das respondentes. Ter renda complementar era a quarta colocada, com 21% das respostas. Essa motivação também subiu na prioridade das empreendedoras, ocupando a terceira colocação com 24%.

Por fim, destaque para a motivação financeira de ganhar mais. Em 2022, 20% das respondentes empreenderam por conta disso. Hoje, é a quarta colocada, com a mesma porcentagem.

“Há uma mudança no perfil da mulher empreendedora que mostra, cada vez mais, que o lugar da mulher é onde e como ela quiser. É muito relevante acompanhar esta evolução entre as duas ondas da pesquisa pois nosso objetivo é apoiar as PMEs e as mulheres em toda a sua jornada, entendendo suas transformações e motivações para a criação de produtos e serviços aderentes as suas necessidades, além de fornecer conteúdo de qualidade que facilite a gestão do negócio.”, explica a diretora de produtos para pequenas e médias empresas da Serasa Experian, Mariana Figueiredo.

Desafios de gênero

O levantamento traz também as diferenças para empreendedores homens e mulheres na visão das respondentes. Para 71% delas, ainda há um desafio em conciliar as tarefas familiares e profissionais.

Outro ponto levantado na pesquisa foi sobre o preconceito e a dificuldade das mulheres em serem líderes. 68% delas afirmam que enfrentam preconceito quando buscam se destacar e tomar a liderança no mercado em que atuam. Já 65% delas afirmam que enfrentam mais dificuldades para serem levadas a sério como líderes em seus negócios. Ainda no tema, 57% das respondentes dizem que mulheres empreendedoras têm menos facilidade para se posicionar em mercados dominados por homens.

Por fim, segundo Mariana Figueiredo, “é preciso entender o contexto e as particularidades do mundo do empreendedorismo bem como suas mudanças ao longo do tempo, em especial quando falamos de mulheres, que vem aumentando sua representatividade neste relevante segmento da economia. No mês de março, essa atenção se redobra, mas este foco deve ser contínuo. Apoiamos as PMEs, seja com conteúdo de gestão e mercados, seja com soluções que otimizem seu dia a dia e facilitem o o ao crédito, como por exemplo o Score CNPJ, usando dados também para gerar insights valiosos para os empreendedores”.

Edmilson Ferreira
Compartilhe
Publicado por
Edmilson Ferreira

Últimas Notícias 23t73

Polícia restitui mais de 100 celulares na segunda etapa da Operação Mobile no Acre 6z1f2u

Nesta sexta-feira, 23, a Polícia Civil do Estado do Acre (PCAC), por meio do Departamento…

23/05/2025

O recado de Gladson Cameli no último dia da Reunião da Força-Tarefa de Governadores para o Clima e Florestas d1p2v

O último dia da programação da GCF Task Force (Força-Tarefa dos Governadores para o Clima…

23/05/2025

Torcida do CRB xinga Neymar após eliminação do Santos e craque reage com deboche; veja vídeo 43t6y

O Santos foi eliminado da Copa do Brasil após perder nos pênaltis para o CRB,…

23/05/2025

Simony desabafa sobre luta contra o câncer: “Sorrir enquanto sangra” 1sgi

Simony, de 48 anos, compartilhou com seus seguidores um texto carregado de emoção e reflexões…

23/05/2025

Amigo de Neymar detona jogadores do Santos após eliminação e dispara: “Elenco pequeno” 2i431q

Amigo próximo de Neymar, o streamer Guilherme Pitta soltou o verbo nas redes sociais após…

23/05/2025

Entenda por que no Brasil não se pode jogar papel higiênico no vaso 576z38

Provavelmente você cresceu ouvindo seus familiares dizerem para não jogar papel higiênico no vaso sanitário.…

23/05/2025