Atriz afirmou ser nosofóbica em podcast e diagnóstico chamou atenção | Bnews - Divulgação Reprodução/Freepik 6s5z6p
Conhecida por ter feito novelas como Vamp, Tieta e A Próxima Vítima, a atriz Cláudia Ohana, de 62 anos, afirmou sofrer de uma condição chamada nosofobia, que é o medo irracional de ficar doente. A declaração ocorreu no podcast “Desculpa alguma coisa”, do Uol.
“Por exemplo, não faço o exame [pedido pelo médico], mas sei todos os sintomas, tudo o que tem que fazer para caso aconteça [de estar mesmo doente]”, contou a artista.
A nosofobia é uma manifestação dos transtornos de ansiedade e é considerada uma “fobia específica” de adoecer. Porém, ela não está detalhada no DSM-5 (Manual Diagnóstico e Estatístico de Transtornos Mentais) publicado pela Associação Americana de Psiquiatria.
Caracterizada por um medo irracional de contrair uma doença específica, em geral são imaginadas doenças crônicas ou ameaçadoras, como câncer e Aids. Já a Organização Mundial da Saúde (OMS), traz a nosofobia como um tipo de transtorno hipocondríaco na Classificação Internacional de Doenças (CID-10).
O nosofóbico sofre com ataques ou episódios de medo, enquanto o hipocondríaco está constantemente preocupado. Como forma de tratar os sintomas, recomenda-se recorrer à terapias cognitivo-comportamental, de exposição, além de também ser feito o uso de medicação.
Fonte: BNEWS
A partir da próxima segunda-feira, 26, estarão abertas as inscrições para o Exame Nacional do…
Em fevereiro de 2025, o Brasil registrou 1.119.316 tentativas de fraude evitadas, segundo o Indicador…
A partir de segunda-feira, 26 de maio, o governo começa o pagamento da terceira parcela de 2025 do Programa…
Dias de verão… uma corrente serena, a água espelhando a luz do Sol, leves ondas…
Após dois meses consecutivos de crescimento anual acima de dois dígitos, a demanda das empresas…
A Serasa Experian, primeira e maior datatech do Brasil, está com inscrições abertas para seu…