Categorias: Blog do Crica

Quadro nebuloso no Senado e a gabolice do prefeito Tião Bocalom 421y21

A disputa das duas vagas ao Senado na eleição do próximo ano, estão em modo quadro nebuloso. Ninguém sabe qual será a decisão muito próxima do STJ, se tornará ou não o governador Gladson inelegível, ou se lhe absolverá. Simples de explicar: com o Gladson fora da eleição, o quadro embola para o Senado. Podendo disputar, uma vaga é a sua. E na espera de como ficará o cenário após o julgamento, é que estão os candidatos Sérgio Petecão (PSD), Márcio Bittar (UB), Mara Rocha (NOVO) e Jorge Viana (PT). Enquanto o STJ não se pronunciar, a disputa para o Senado vai continuar no campo das especulações, Este é o quadro. 5v4n62

MERAS PALAVRAS

Entre as gabolices do prefeito Tião Bocalom sempre esteve a que as obras na sua gestão eram de qualidade. Meras palavras. A ponte sobre o Igarapé Judia que rachou e quase ruiu com pouco tempo de construída, demoliu essa sua falácia. A única dedução, é que foi uma obra porca. A boca fala o que quer.

TORCIDA GRANDE

Com a chegada na reta final para o julgamento do governador Gladson Cameli no STJ, aumenta a torcida dos candidatos ao Senado e de outros que podem se beneficiar, pela sua condenação. É hipocrisia pensar que essa turma torce pela absolvição do Cameli. Na política não existe amigo, existe interesse pessoal. Isso é real.

QUEM MUITO SE ABAIXA….

O vereador André Kamai (PT) é recebido com cordialidade e respeito, quando trata com secretários do Bocalom, a quem faz cerrada oposição; mas se vê por outro lado, vereadores da base do prefeito, reclamando do tratamento desprezível que recebem dos mesmos secretários. Mas, isso é explicável: quem muito se abaixa, o fundo aparece. E, na política, meus caros reclamantes, você só é respeitado pelo mal que pode causar. Jamais, pelo bem que pode fazer. Isso é matéria do Jardim de Infância na política.

NÃO EXPOR MENORES

Como se trata do uso de verba pública, o projeto do vereador Zé Lopes (Solidariedade), é aceitável. Se fosse referência a uma promoção da iniciativa privada, nem caberia a apresentação do projeto do parlamentar. O objetivo da proibição de contratação de artistas com conteúdo sexual explícito em locais familiares abertos, é o de evitar que o poder público seja o financiador deste tipo de espetáculo, para não expor crianças a este tipo de shows. Há outras destinações mais nobres para a aplicação de recursos da prefeitura da capital. Neste ponto, o Zé Lopes não errou.

PROPOSTA BRECADA

A proposta de um parlamentar do interior, brecada por querer indicar as empresas para tocar obras do estado em determinado município, deixou o político trombudo com o secretário, mas este não cedeu. Paredes têm ouvidos atentos ao que se fala entre quatro paredes. Este secretário é duro. Mas, vocês que se entendam.

SEGURO MORREU DE VELHO

O senador Márcio Bittar (UB), que quase diariamente soltava vídeos contra o STF, como que por encanto, jogou essa pauta na lata do lixo. Seguro morreu de velho. No STF, pau que bate em Chico, costuma bater em Francisco. O confronto com o ST já mostrou ser um prato indigesto.

PURO JOGO DE CENA

O ex-presidente Bolsonaro faz o mais puro jogo de cena quando promete que vai registrar a sua candidatura a presidente – mesmo estando inelegível – e o TSE, que lhe negue o registro da candidatura. Sabe que está fora da briga presidencial de 2026, sem falar que o mais grave está por vir: sua condenação e do seu grupo por tentativa de golpe e outros crimes.

FATO MARCANTE

A construção da nova Maternidade de Rio Branco – em construção – vai ser uma obra marcante do governo do Gladson, na área da Saúde. A atual maternidade já não atende a demanda.

NÃO METE A CABEÇA

Perguntei ontem a um prefeito do PP, sobre a sua posição para a disputa do governo de 2026. A resposta foi pragmática: “Vou esperar as pesquisas do próximo ano antes de colocar a cabeça para fora”. É assim que funciona a política. Ninguém pula em canoa furada.

PAUTA A CUMPRIR

Político próximo ao deputado Nicolau Júnior (PP) revelou ontem ao BLOG estar o parlamentar, com uma ampla agenda a cumprir na capital e nos municípios. Está mais para pauta de candidato majoritário do que quem vai disputar a reeleição. Promover café da manhã com jornalistas dos sites, também, faz parte desta estratégia.

ANDO LONGE

O Lula fez dois bons mandatos, mas este terceiro mandato está sendo o seu calvário popular: nunca a sua imagem esteve tão negativa como está agora nas pesquisas eleitorais.

DISCURSO VELHO

Assim como no Acre, o discurso do PT nesse terceiro mandato do Lula envelheceu e já não cativa mais o eleitorado. Não se combate fatos novos com fórmulas antigas. O Lula não se reinventou, ao que tudo indica.

MUITO MAL

Quem também aparece mal nas pesquisas é a deslumbrada primeira-dama Janja, que virou uma turista, com suas viagens ao exterior, bancadas pelos cofres federais.

NOMES FALADOS

Ex-prefeito de Porto Acre, Bené Damasceno; ex-prefeito de Rodrigues Alves, Jailson; ex-prefeito de Marechal Thaumaturgo, Isac Piyãko; prefeito de Epitaciolândia, Sérgio Lopes, são alguns dos nomes ventilados dentro do PSD, como prováveis candidatos a deputado estadual na eleição de 2026.

FATO VERGONHOSO

Vergonhoso, muito vergonhoso para o governo do Gladson e seu sistema de segurança, o toque de recolher na Cidade do Povo, decretado por marginais. E ainda tem que conte a piada de que o governo não perdeu o controle de alguns bairros da cidade. Precisam tomar aulas com o governador de Goiás, Ronaldo Caiado. E não se viu uma reação.

DISPUTA DESLEAL

Cada deputado federal deve vir para a disputa da reeleição no próximo ano, com um mínimo de 3 milhões de reais do Fundo Eleitoral. Isso torna a disputa com candidatos sem mandato e sem este volume de recursos, uma disputa desleal. No Acre, ou se tem grana para a campanha ou, dificilmente, um candidato terá sucesso. O voto é comprado mesmo.

FRASE MARCANTE

“Quando mil pessoas afirmam uma coisa, ou é a voz de Deus, ou uma grande besteira”. Ditado italiano.

Edmilson Ferreira
Compartilhe
Publicado por
Edmilson Ferreira

Últimas Notícias 23t73

Polícia restitui mais de 100 celulares na segunda etapa da Operação Mobile no Acre 6z1f2u

Nesta sexta-feira, 23, a Polícia Civil do Estado do Acre (PCAC), por meio do Departamento…

23/05/2025

O recado de Gladson Cameli no último dia da Reunião da Força-Tarefa de Governadores para o Clima e Florestas d1p2v

O último dia da programação da GCF Task Force (Força-Tarefa dos Governadores para o Clima…

23/05/2025

Torcida do CRB xinga Neymar após eliminação do Santos e craque reage com deboche; veja vídeo 43t6y

O Santos foi eliminado da Copa do Brasil após perder nos pênaltis para o CRB,…

23/05/2025

Simony desabafa sobre luta contra o câncer: “Sorrir enquanto sangra” 1sgi

Simony, de 48 anos, compartilhou com seus seguidores um texto carregado de emoção e reflexões…

23/05/2025

Amigo de Neymar detona jogadores do Santos após eliminação e dispara: “Elenco pequeno” 2i431q

Amigo próximo de Neymar, o streamer Guilherme Pitta soltou o verbo nas redes sociais após…

23/05/2025

Entenda por que no Brasil não se pode jogar papel higiênico no vaso 576z38

Provavelmente você cresceu ouvindo seus familiares dizerem para não jogar papel higiênico no vaso sanitário.…

23/05/2025