Categorias: Cidades

Para atender demanda internacional, moradores do Crôa recebem aulas de espanhol 146r66

“Era um sonho nosso. Há uns dias atrás eu ei por um grande constrangimento: chegou uma mulher da Espanha e eu não conseguia entender nada que ela falava. Isso foi uma das coisas que me incentivou a fazer esse curso de espanhol. Obrigada. Estamos muito felizes”, esse foi o relato da senhora Beth de Souza, moradora e empreendedora do Croa, ao falar do curso de espanhol que está sendo ofertado pelo Estado, por meio das Secretaria de Estado de Indústria, Ciência e Tecnologia (Seict) e de Educação e Cultura (SEE). 5v72k

As aulas serão gratuitas e estão previstas para iniciarem na próxima sexta-feira, 11, no período da tarde. Os 30 alunos inscritos arão um ano tendo aulas com a professora Bárbara Farias, que destacou que o conteúdo abordado nas aulas será voltado para a área do turismo e a realidade local. “Ainda vamos montar o plano de acordo com a necessidade de quem trabalha aqui. Às vezes, pode ser que recebam turistas da Argentina, Peru e vamos focar de acordo com isso”, disse.

De acordo com o secretário da Seict, Assurbanipal Mesquita, a necessidade do curso surgiu a partir do relato dos moradores da dificuldade que sentiam em se comunicar com o alto volume de turistas vindo do exterior. “Nós temos visto todo ano um volume muito grande de turistas internacionais que visitam esse belo espaço, e o Governo do Estado do Acre vem com diversas iniciativas no sentido de preparar, de ajudar essa comunidade a melhorar a sua renda. E o atendimento, as línguas é uma forma importante de avançar nesse sentido”, disse.

“O estado tem visto a necessidade da população”, destaca o secretário da Seict, Assurbanipal Mesquita. Foto: Diego Silva\Secom
Nesta sexta-feira, 4, Seict e SEE estiveram presentes na comunidade do Rio Croa em uma reunião com os alunos que participaram do curso. A intenção foi ar informações referente as aulas e entender as expectativas da população. Os planos são para que, em breve, também sejam abertas vagas para curso na língua inglesa.

O que disseram
“Pessoas de todo o mundo veem para cá, de línguas diferentes e eles necessitam interagir. Então, através dessa necessidade, a Secretaria de Educação, juntamente com a Seict, fez o levantamento das pessoas que têm interesse em estudar e a Secretaria de Educação vai entrar com o profissional”, disse Aderlan Gomes, coordenador do núcleo da SEE em Cruzeiro do Sul.

“Tudo iniciou a dois anos atrás com o início do processo para trazer internet aqui para o Croa, foi o momento de iniciarmos para trazer curso e qualificação. Esse é momento feliz”, disse Raquel Batista, diretora do gabinete do governador no Juruá.

Edmilson Ferreira
Compartilhe
Publicado por
Edmilson Ferreira

Últimas Notícias 23t73

Evento “O BNDES Mais Perto de Você” em Rio Branco, dá início à “COP Amazônica” l66b

Realizado no auditório da Fieac, o evento BNDES Mais Perto de Você (BMPV) apresentou soluções…

24/05/2025

BNDES e MMA dizem que tem R$ 24 mi para fortalecer agricultura familiar do Acre e levar produção às escolas 6mq1v

O Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social (BNDES) e o Ministério do Meio Ambiente…

24/05/2025

Uma programação especial para marcar os 15 anos da OCA de Xapuri 3c1923

Em comemoração aos 15 anos de funcionamento da OCA Xapuri, o governo do Acre, por…

24/05/2025

Fenômeno de popularidade 4ny6z

É bom sempre lembrar a história, para avivar memórias e para que as novas gerações…

23/05/2025

Polícia restitui mais de 100 celulares na segunda etapa da Operação Mobile no Acre 6z1f2u

Nesta sexta-feira, 23, a Polícia Civil do Estado do Acre (PCAC), por meio do Departamento…

23/05/2025

O recado de Gladson Cameli no último dia da Reunião da Força-Tarefa de Governadores para o Clima e Florestas d1p2v

O último dia da programação da GCF Task Force (Força-Tarefa dos Governadores para o Clima…

23/05/2025