Foto: Mardilson Gomes/Arquivo SEE 332664
O Centro de Apoio ao Surdo (CAS), ligado à Secretaria de Educação do Acre, abre na próxima segunda-feira, 14, as inscrições para o curso básico de Língua Brasileira de Sinais (Libras). São 40 vagas disponíveis e os interessados devem se inscrever presencialmente até a quarta-feira, 16, na sede do CAS, localizada na Estrada Alberto Torres, nº 825, no bairro Jardim Brasil, dentro da Escola de Ensino Especial Dom Bosco.
Podem participar profissionais da educação, como professores e técnicos, familiares de pessoas surdas e também o público em geral.
As aulas começam no dia 22 de abril, logo após o feriado de Tiradentes, e seguem até julho. O curso terá carga horária de 120 horas, com turmas nos turnos da manhã (das 8h às 11h) e da tarde (das 13h30 às 16h30).
Segundo a professora Lindomar Torres Araújo, chefe do CAS, os alunos arão por duas avaliações. “Se tiverem 75% de aproveitamento, podem avançar para o nível intermediário”, explica.
Libras é reconhecida oficialmente como língua desde 2002 e, segundo Lindomar, seu ensino vai além da inclusão escolar. “Temos algumas falhas de comunicação em vários aspectos. Há situações em que o pai ou a mãe são surdos e o aluno é ouvinte, então precisamos dar o e para se trabalhar a ibilidade”.
Para quem mora no interior, o CAS também disponibiliza o curso em formato online. O primeiro bloco foi lançado no ano ado e o segundo está previsto para 2025.
Com informações da Agência de Notícias do Acre.
De 2019 a 2024, quase 10 milhões de exames específicos para o diagnóstico de glaucoma…
O governador do Acre, Gladson Camelí, participou, na manhã desta quinta-feira, 22, da abertura das…
O governo do Estado do Acre deu mais um o importante no fortalecimento da saúde…
O Ministério da Integração e do Desenvolvimento Regional (MIDR), por meio da Defesa Civil Nacional,…
Parece ser um ponto definido a candidatura da vice-governadora Mailza Assis (PP), foto, por dois…