A mais consumida do mundo depois da água e preparada a partir dos grãos torrados das espécies Coffea arabica e Coffea robusta (ou Coffea canephora), a famosa bebida acompanha o despertar de milhões de pessoas no planeta e nesta segunda-feira, 14 de abril, tem celebrada a sua data, o Dia Mundial do Café.
Segundo maior produtor do grão na Região Norte, o Acre fica atrás apenas de Rondônia. Os dois estados são produtores do café que mais se adapta ao solo da região, o robusta amazônico.
A atual gestão da Secretaria de Estado de Agricultura (Seagri) tem colhido resultados expressivos em valores socioeconômicos na produção do café, refletindo uma política ousada de assistência ao produtor, que inclui e desde a plantação até a colheita. Os programas de qualidade já resultam em prêmios nacionais e reconhecimento do café acreano.
Segundo o Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), entre 2019 e 2025, período do governo Gladson Camelí, a área de cultivo de café no Acre aumentou de 1.201 hectares para 1.734 hectares, representando um crescimento de aproximadamente 44,38%.
A data comemorativa enseja o reconhecimento e valorização do trabalho de quem está na base de tudo: os produtores e produtoras que fazem da cafeicultura acreana um exemplo de resiliência, dedicação e inovação.
“O Acre tem avançado na produção de cafés de qualidade, com práticas sustentáveis, respeito ao meio ambiente e cuidado com cada etapa do processo – do plantio à xícara. A força da agricultura familiar, o protagonismo das comunidades e das mulheres, e a busca constante por conhecimento e melhoria técnica são motivos de orgulho para o Acre”, ressaltou a engenheira agrônoma Michelma Lima, coordenadora do Núcleo de Cafeicultura da Seagri.
Seagri adota uma política ousada de assistência ao produtor, que inclui e desde a plantação até a colheita. Foto: Arquivo/Secom
De acordo com o secretário de Agricultura, Luis Tchê, o Acre tem muito o que comemorar, pois tem ganhado cada vez mais espaço no mercado. “Despertando olhares e paladares e mostrando que produz um café especial, com identidade e história, hoje celebramos não só o café, mas todos os que tornam essa cadeia viva, forte e cheia de propósito”, declarou.
Comitiva do Acre é composta por técnicos, produtores e extensionistas. Foto: Josciney Bastos/Secom
Concurso de café
Para incentivar a produção do café no Acre, o governo do Acre, por meio da Seagri, realiza o concurso de qualidade do café, o QualiCafé, que em 2025 realiza sua 3ª edição, como expediente importante para incentivar a produção de cafés especiais.
Produtores de todas as reginais do estado participam do concurso e recebem premiações em dinheiro e a oportunidade de participar do maior evento de café da América Latina, a Semana Internacional do Café (SIC), realizada anualmente em Belo Horizonte (MG).