Na sexta-feira, 25, o Tribunal Regional Eleitoral do Acre planeja a primeira ação do projeto “Fortalecimento da Participação Política Indígena através da Educação”, uma iniciativa inédita que marca o mês do Dia dos Povos Indígenas com o compromisso de ampliar o o à informação e à cidadania nas comunidades originárias do estado.
Com marco inicial na Aldeia Jatobá, em Assis Brasil, o projeto se estenderá às aldeias Morada Nova, em Feijó, no próximo dia 29, e Puyanawa, em Mâncio Lima, envolvendo diretamente os povos Manchineri, Jaminawa, Shanenawa e Puyanawa, que será realizado em maio, com foco na valorização da cultura indígena, na promoção da equidade e na redução da abstenção eleitoral.
De acordo com o presidente do TRE, Júnior Alberto, a iniciativa representa um marco na história da Justiça Eleitoral acreana. “É um gesto concreto do nosso compromisso institucional com a inclusão e a democracia. Ao levarmos conhecimento, escuta ativa e cidadania às comunidades indígenas, reafirmamos que nenhum brasileiro pode ficar à margem do processo democrático”, destacou o Presidente do TRE-AC.