Categorias: Atualidade

Acre sedia primeira edição do Fashion Revolution Brazil na Praça da Revolução, em Rio Branco 5f1so

A costureira Elane Bernardo Oliveira, moradora do Conjunto Rui Lino foi uma das milhares de profissionais que se conectou mundialmente, a partir das 16h (horário local) por meio do movimento internacional Fashion Revolucion Brazil que aconteceu neste sábado, 26. Em Rio Branco, a edição aconteceu com apoio do governo do Estado, por meio da Secretaria de Indústria, Ciência e Tecnologia (Seict), na Praça da Revolução. 2b7k

“Para mim foi uma experiência nova que levarei adiante. Oportunidade de montar roupas de forma muito mais criativa e com baixo custo”, comentou dona Eliane.

Com oficina coordenada pela especialista em moda ecológica, Dheymm Oliveira, as costureiras apresentaram as peças que foram montadas a partir da filosofia de moda limpa, segura, justa, transparente, diversa e responsável. “É uma inovação para minimizar os impactos da revolução industrial pelo qual sofremos há um século e meio. Essa parceria com o governo do Estado foi fundamental para que a gente pudesse realizar pela primeira vez no Acre esse movimento global”, destacou Dheymm.

A empresária Elaine Guimarães afirmou que a moda criativa tende a fomentar o mercado oportunizando trabalho para mulheres que estão na informalidade. “Não apenas senhoras, mas, jovens que muitas vezes chegam na minha empresa querendo trabalhar sem ter nenhuma experiência”.

A presidente do Sindicato das Indústrias de Confecções e Correlatas do Estado do Acre, Raimunda Holanda de Paula, fez questão de prestigiar o movimento. Para ela, a moda não seria nada sem as mulheres incríveis e revolucionárias que mantêm esse movimento vivo.

“No Acre nós temos o exemplo do Comprac que mantém essa atividade viva, valorizada, a moda criativa chegou pra ficar, vai ajudar a construir uma indústria justa, responsável e sustentável, sem tanta poluição. Estou feliz de participar dessa ação em parceria com o governo”, analisou Raimunda.
O titular da Seict, Assurbanípal Mesquita, destacou a participação das costureiras de Rio Branco que de forma voluntária ajudaram na construção do movimento que aconteceu de forma simultânea em 109 cidades do Brasil. Mesquita quer levar as oficinas de moda criativa às regionais da capital e nos municípios do estado.

“A ideia é buscar recursos para que mais oficinas como esta ocorram nas nossas regionais e também nos municípios. Esse é um mercado promissor que valoriza a originalidade e a individualidade, abrindo espaço para o trabalho não somente de costureiras, mas, designers independentes, estilistas e outros profissionais da área que buscam romper com padrões tradicionais e criar tendências inovadoras”, disse Mesquita

Edmilson Ferreira
Compartilhe
Publicado por
Edmilson Ferreira

Últimas Notícias 23t73

Evento “O BNDES Mais Perto de Você” em Rio Branco, dá início à “COP Amazônica” l66b

Realizado no auditório da Fieac, o evento BNDES Mais Perto de Você (BMPV) apresentou soluções…

24/05/2025

BNDES e MMA dizem que tem R$ 24 mi para fortalecer agricultura familiar do Acre e levar produção às escolas 6mq1v

O Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social (BNDES) e o Ministério do Meio Ambiente…

24/05/2025

Uma programação especial para marcar os 15 anos da OCA de Xapuri 3c1923

Em comemoração aos 15 anos de funcionamento da OCA Xapuri, o governo do Acre, por…

24/05/2025

Fenômeno de popularidade 4ny6z

É bom sempre lembrar a história, para avivar memórias e para que as novas gerações…

23/05/2025

Polícia restitui mais de 100 celulares na segunda etapa da Operação Mobile no Acre 6z1f2u

Nesta sexta-feira, 23, a Polícia Civil do Estado do Acre (PCAC), por meio do Departamento…

23/05/2025

O recado de Gladson Cameli no último dia da Reunião da Força-Tarefa de Governadores para o Clima e Florestas d1p2v

O último dia da programação da GCF Task Force (Força-Tarefa dos Governadores para o Clima…

23/05/2025