Nomeada de “olo”, a cor foi descrita como um azul esverdeado de alta saturação, mas não pode ser visualizada a olho nu | Bnews - Divulgação Reprodução / Freepik 4w5a2z
Cientistas anunciaram a descoberta de uma nova cor, durante um estudo inovador em que controlaram a atividade dos fotorreceptores do olho humano, célula por célula. Nomeada de “olo”, a cor foi descrita como um azul esverdeado de alta saturação, mas não pode ser visualizada a olho nu.
O trabalho, publicado recentemente na revista Science Advances, apresentou o princípio batizado de Oz para exibição de cores. Nele, as células da retina responsáveis por transformar luz em sinais elétricos para o cérebro foram estimuladas individualmente com lasers.
No experimento, os cientistas direcionaram a luz apenas para as células cone do tipo M, sem ativar as células dos tipos L e S. Em condições naturais, todos os três tipos de cones são estimulados simultaneamente pela luz, o que limita a paleta de cores percebidas. Com a nova técnica, foi possível gerar cores inéditas, fora do espectro normalmente ível à visão humana.
Os participantes do estudo descreveram a nova cor como “azul-petróleo”, “verde”, “azul-esverdeado” e “verde com um toque de azul”, ressaltando que a saturação observada era muito mais intensa do que qualquer cor percebida naturalmente.
O professor Ren Ng, da Universidade da Califórnia e um dos autores do estudo, comparou a descoberta em entrevista à BBC: “É como se você asse a vida vendo apenas tons de rosa claro, e um dia alguém aparece com um rosa tão intenso que parece uma cor completamente nova, que chamam de vermelho”.
Apesar de não ser possível reproduzir a cor “olo” de forma visível, os participantes afirmam que a tonalidade mostrada em uma das imagens do estudo é a que mais se aproxima da cor observada durante o experimento.
Fonte: BNEWS
De 2019 a 2024, quase 10 milhões de exames específicos para o diagnóstico de glaucoma…
O governador do Acre, Gladson Camelí, participou, na manhã desta quinta-feira, 22, da abertura das…
O governo do Estado do Acre deu mais um o importante no fortalecimento da saúde…
O Ministério da Integração e do Desenvolvimento Regional (MIDR), por meio da Defesa Civil Nacional,…
Parece ser um ponto definido a candidatura da vice-governadora Mailza Assis (PP), foto, por dois…