Categorias: Notícias

Lula escolhe procurador federal como novo presidente do INSS 1f3r6k

O procurador federal Gilberto Waller Júnior será o novo presidente do Instituto Nacional do Seguro Social (INSS), informou nesta noite o Palácio do Planalto. Por determinação do presidente Luiz Inácio Lula da Silva, a nomeação foi assinada pela ministra-chefe substituta da Casa Civil, Miriam Belchior. 731p5z

O ato será publicado em edição extraordinária do Diário Oficial da União. Tradicionalmente, a nomeação do presidente do INSS cabe ao ministro da Previdência Social.

Bacharel em Ciências Jurídicas e Sociais, Waller Júnior tem pós-graduação em Combate à Corrupção e Lavagem de Dinheiro. Ele entrou no INSS como procurador em 1998, tendo ocupado os cargos de corregedor-geral de 2001 a 2004 e subprocurador-geral de 2007 a 2008.

Waller também trabalhou na Controladoria-Geral da União (CGU), onde ocupou o cargo de ouvidor-geral da União de 2016 a 2023. Atualmente, ele é corregedor da Procuradoria-Geral Federal, órgão da Advocacia-Geral da União (AGU).

O procurador federal assumirá o posto de Alessandro Stefanutto, demitido do cargo após a Operação Sem Desconto da Polícia Federal revelar a existência de um esquema de fraudes no órgão entre 2019 e 2024, que descontou indevidamente contribuições de aposentados e pensionistas a entidades e organizações sociais.

No mesmo dia da operação, a Justiça Federal determinou o afastamento de Stefanutto, por omissão diante de denúncias de fraudes nos rees às entidades. O presidente Luiz Inácio Lula da Silva determinou a exoneração de Stefanutto na mesma noite.

Desde a última quinta-feira (24), a diretora de Orçamento, Finanças e Logística do INSS, Débora Aparecida Floriano, ocupava a presidência interina da autarquia. Além de Stefanutto, a Justiça determinou o afastamento de cinco servidores do órgão, posteriormente demitidos.

Na terça-feira (29), o juiz Frederico Botelho de Barros Viana, da 15ª Vara Federal Criminal de Brasília, autorizou a quebra de sigilo telemático de Stefanutto. Segundo o magistrado, o fim do sigilo permite o aprofundamento das investigações do esquema de descontos em aposentadorias e pensões.

Edmilson Ferreira
Compartilhe
Publicado por
Edmilson Ferreira

Últimas Notícias 23t73

Rio Branco obté reconhecimento federal de situação de emergência por causa de erosão no Rio Acre 5m4g5m

O Ministério da Integração e do Desenvolvimento Regional (MIDR), por meio da Defesa Civil Nacional,…

22/05/2025

O jogo ainda está aberto 133we

Parece ser um ponto definido a candidatura da vice-governadora Mailza Assis (PP), foto, por dois…

22/05/2025

Gladson diz que Acre vai fazer o ‘dever de casa’ na COP-30: “transformar discurso em ação” 6u456u

Durante a sessão dedicada à Nova Economia Florestal, realizada nesta quinta-feira (22) dentro da programação…

22/05/2025

Após reunião, servidores da educação mantém greve em Rio Branco 4v4l3s

A greve geral dos servidores da rede municipal de educação de Rio Branco continua, mesmo…

22/05/2025

O PAU QUEBROU! Sindicalistas invadem votação de Câmara e hostilizam vereadores 696222

O pau quebrou na Câmara de Salvador. A Casa iniciou a sessão extraordinária que pretende…

22/05/2025

“Maior corno do Brasil” entra com pedido ao Guinness para ser reconhecido mundialmente; entenda 5x4723

Vagner Macedo, brasileiro conhecido nas redes sociais como o "maior corno do Brasil", oficializou um…

22/05/2025