Um ciclista publicou um vídeo nas redes sociais com registros de um suposto caso de racismo que sofreu no bairro do Leblon, localizado na Zona Sul do Rio de Janeiro.
De acordo com informações da página do X (antigo twitter), a vítima estava prestes a deixar o local onde realizava o seu expediente de trabalho, quando uma mulher, ao atravessar a rua, começou a atacá-lo verbalmente: “ciclista também tem que respeitar a faixa de pedestre”. “Aí, meu Deus”, respondeu o homem, deixando ela ainda mais intrigada.
Em resposta, a mulher começou a alterar a voz e realizar comentários negativos: “Vai, macaco!”, segundo informações do X. “Na hora, eu virei e fui atrás dela. Falei: ‘O que você disse aí?’”, disse a vítima na web. “Chama de macaco de novo”, disse, em vídeo compartilhado nas redes sociais.
O ciclista contou que informou à mulher que levaria ela para a delegacia, mas ela deixou logo o local. Depois, entrou em um carro, que a tirou dali. “Um otário que nem sabe o que estava se ando tirou a mulher da cena do crime. Deve ser da mesma laia que ela”, disse a suposta vítima em vídeo do X.
“A gente vê isso no dia a dia todos os dias. Sempre casos de racismo, com olhares estranhos, seguranças seguindo a gente em shoppings. Me alterei um pouco, mas tive a consciência de não levantar a mão, mas a minha vontade foi de meter a porrada. Racista para mim tem que ser tratado com soco e porrada”, continuou o homem.
🚨 Caso de racismo no Leblon Zona Sul do Rio de Janeiro (RJ) —
🗓 30/04/2025
Um caso de racismo ocorrido na orla bairro do Leblon, Zona Sul do Rio. Um trabalhador autônomo, se preparava para deixar o local após o expediente, segundo relato da vítima, ele estava parado ao… pic.twitter.com/WpGwjHv917
— Blitz RJ Oficial (@blitzRJoficial) May 1, 2025
Fonte: BNEWS