A deputada federal Enfermeira Rejane (PCdoB-RJ) utilizou a sua fala na sessão da última segunda-feira (6), na Câmara dos Deputados, para denunciar que vem sendo barrada na entrada da Casa, mesmo quando está usando o broche de identificação.
De acordo com a parlamentar, os funcionários posicionados nos principais espaços da Câmara Legislativa, sempre a questionam se de fato é parlamentar, antes de liberar o o.
“Todas as vezes que entro (na Câmara) sou barrada perguntando se sou ou não deputada e estou sempre usando meu brochezinho. Eu acho, deputado, que talvez seja pela minha cor. Não sei se é por conta minha roupa, não sei se é por conta da minha cor”, disse ela.
Em suas redes sociais, a parlamentar questionou se uma deputada federal de pele branca teria o mesmo tratamento.
“Mais uma vez, fui impedida de entrar na plenária. Qual a justificativa? A minha roupa? A minha cor? Se fosse uma mulher branca, teria o mesmo tratamento? Isso teria acontecido? Não posso mais aceitar esse tipo de constrangimento. Sou uma mulher negra, deputada federal, e ocupo esse espaço com muito orgulho e responsabilidade, exijo respeito! Não é possível que, em pleno 2025, a cor da pele ainda seja motivo de dúvida ou suspeita”, escreveu ela na legenda do post.
Fonte: BNEWS