O processo de conclave para a escolha do novo papa teve início nesta quarta-feira (7), no Vaticano. As portas foram fechadas para que os 133 cardeais eleitores se reúnam na Capela Sistina e realizem as votações para escolher o novo papa da Igreja Católica.
Historicamente, a possibilidade do novo papa ser escolhido no primeiro dia são extremamente remotas, mas já aconteceu. Nos últimos 100 anos, entretanto, esse processo não tem ultraado a marca de cinco dias. Os dois últimos papas, Bento XVI e Francisco, foram definidos em apenas dois dias.
De acordo com registros históricos, o conclave mais longo aconteceu há cerca de 800 anos, quando Gregório X foi escolhido para liderar a Igreja Católica em processo que durou dois anos e 10 meses, entre 1268 e 1271.
A demora se deu por divisões políticas entre cardeais ses e italianos, com nenhum dos lados alcançando os dois terços necessários. Os cardeais tiveram que ser trancados no Palácio Episcopal de Viterbo, com racionamento de comida e até mesmo a remoção do teto do edifício para acelerar a decisão.
Já o processo mais curto da história aconteceu em 1503. Na ocasião, o Papa Júlio II foi selecionado em apenas 10 horas, em conclave que contou com 38 cardeais.
Fonte: bNEWS