O Ministério Público do Estado do Acre (MPAC) sediou nesta segunda semana de maio a solenidade de lançamento do selo institucional comemorativo aos 125 anos do Estado Independente do Acre, em parceria com os Correios. A iniciativa celebra simbolicamente a agem de um dos episódios mais significativos da história acreana, ocorrido em 1899, com a proclamação da República Independente do Acre, sob a liderança de Luiz Gálvez Rodrigues de Arias.
Durante o evento, o historiador Marcus Vinicius Neves, servidor do MPAC, apresentou um resgate histórico do período em que Gálvez governou o Acre e buscou instituir símbolos de soberania, como a criação de um selo postal próprio. Foram confeccionadas, no período, 10 mil folhas, com 50 selos cada, produzidas na Argentina. No entanto, o material foi apreendido pela Marinha Brasileira e destruído, restando menos de seis exemplares originais.
O lançamento do selo pelos Correios em 2025 recupera a memória desse momento singular na trajetória do Acre, transformando-o em uma peça filatélica de valor simbólico e documental. O selo postal, com valor de porte real, poderá ser utilizado em correspondências, circulando dentro e fora do país. Com arte inspirada no modelo original de 1899 — que trazia a inscrição “Estado Independente do Acre. Pátria e Liberdade” —, a nova peça recebeu traços contemporâneos, sem perder a simbologia essencial do projeto de Gálvez.
O procurador-geral de Justiça do MPAC, Danilo Lovisaro do Nascimento, destacou o papel simbólico dos selos postais na preservação da cultura e da identidade dos povos.
“Os selos registram a cultura, marcam épocas e preservam fragmentos de memória. São símbolos que atravessam fronteiras, levando consigo identidades, narrativas e valores de diferentes povos. O lançamento deste selo, aqui no Ministério Público, viabilizado por meio da parceria institucional iniciada com o procurador de Justiça Sammy Barbosa e a direção dos Correios, é mais do que uma homenagem: é um gesto de preservação da nossa memória coletiva. Ao recordarmos esse episódio, reafirmamos nosso compromisso com a valorização da história e da cultura do Acre, bem como com a defesa intransigente dos direitos do seu povo”, afirmou.
O superintendente estadual interino dos Correios no Acre, Mizael Rodrigues dos Santos, agradeceu a parceria com o MPAC e ressaltou a importância da iniciativa.
“Agradeço ao MPAC por abraçar essa causa. O Estado Independente do Acre foi um símbolo da existência dessa república. E o selo é um ponto de orgulho para os povos acreanos, representando também a afirmação dessa independência, do território que lutou para ser brasileiro. O povo acreano é o povo brasileiro, que o é por escolha”, disse.
Também compam a mesa de honra do evento o procurador-geral adjunto para Assuntos Jurídicos, Celso Jerônimo de Souza; o secretário-geral, Glaucio Oshiro; o ouvidor-geral do MPAC, Ubirajara Braga de Albuquerque; a procuradora-geral do Estado, Janete Melo, que representou o Governo do Estado do Acre; e o juiz auxiliar da Presidência do TJAC, Giordane Dourado, representando o Poder Judiciário do Acre.