segunda-feira, maio 19, 2025
Acre Agora - acreagora.noticiasdoacre.com
No Result
View All Result
  • HOME
  • Últimas Notícias
  • Política
  • Cidades
  • Polícia
  • Concursos e Editais
  • Vídeos
  • Colunas & Blogs
    • Blog do Crica
    • Astério Moreira
    • Soluções Práticas
  • HOME
  • Últimas Notícias
  • Política
  • Cidades
  • Polícia
  • Concursos e Editais
  • Vídeos
  • Colunas & Blogs
    • Blog do Crica
    • Astério Moreira
    • Soluções Práticas
No Result
View All Result
Acre Agora - acreagora.noticiasdoacre.com
No Result
View All Result

Com expansão da assistência, óbitos no território Yanomami caem 21% em 2024

by Edmilson Ferreira
10/05/2025

ados do Ministério da Saúde divulgados nesta segunda-feira (5/05) apontam avanços na assistência da população Yanomami, com redução de óbitos em 2024, principalmente por causas evitáveis como malária, infecções respiratórias e desnutrição. Resultado da maior presença de profissionais de saúde, cujo número mais que dobrou, e do investimento em infraestrutura e qualificação do atendimento pelo Governo Federal, segundo o Informe 7 do Centro de Operações de Emergências (COE).

O documento demonstra uma redução de 21% do número de óbitos na população Yanomami entre 2023 e 2024 – queda de 47% de óbitos por infecções respiratórias agudas, de 42% por malária e de 20% por desnutrição. Os óbitos evitáveis por intervenção de saúde apresentaram uma redução maior no período, de 26%.

“Esses resultados demonstram o compromisso do Governo do presidente Lula, que decidiu envolver todos os Ministérios para cuidar da vida do povo Yanomami. Esse esforço foi feito após um período de desassistência, em que o governo anterior estimulava, inclusive, o garimpo ilegal. A ação conjunta de todo o Governo Federal garantiu o combate necessário e permitiu que os profissionais de saúde pudessem entrar em aldeias e cuidar da população. Mais que dobrou o número de profissionais de saúde dentro do território”, destacou o ministro da Saúde, Alexandre Padilha.

O número de novos profissionais teve aumento expressivo de 158% no período – ou de 690, no início de 2023, para 1.781. Parte das 1.091 contratações foram feitas por meio da Agência Brasileira de Apoio à Gestão do Sistema Único de Saúde (AgSUS) e pela expansão do Programa Mais Médicos. Hoje, são 45 médicos da iniciativa atuando na região – dez vezes mais. As equipes atendem diretamente no território Yanomami ou na Casa de Saúde Indígena (Casai) em Boa Vista.

Desde o início da emergência no território Yanomami, o Ministério da Saúde reabriu sete polos base fechados devido à falta de segurança das equipes de saúde por conta da presença do garimpo. Além disso, as estruturas físicas dos postos estavam destruídas. Esta ação permitiu levar saúde a 5.224 indígenas nos polos base de Kayanaú, Homoxi, Hakoma, Ajaraní, Haxiú, Xitei e Palimiú. Até abril de 2024, todas as unidades foram reabertas, o que reduziu o vazio assistencial dentro do território Yanomami. O cenário de precarização dos serviços encontrado em 2023 resultou na subnotificação de adoecimento e óbitos nos anos anteriores.

Somente em 2024, a pasta investiu R$ 256 milhões para recuperar e melhorar a infraestrutura de estabelecimentos de saúde indígena. “Com a reabertura dos polos, as equipes de saúde puderam retornar e garantir assistência, monitoramento e vigilância. Todos os 37 polos estão abertos e funcionando”, aponta o secretário de Saúde Indígena, Weibe Tapeba.

Tapeba ressalta, ainda, a construção do Centro de Referência em Saúde Indígena de Surucucu, primeiro hospital de atenção especializada em território indígena, que deve ser inaugurado em setembro. Em Boa Vista, o Ministério da Saúde também melhorou a assistência à população Yanomami com o Hospital de Retaguarda, que já começou a receber pacientes indígenas. A resolutividade de casos no território também foi ampliada com a implantação da Telessaúde, maior conectividade e energia fotovoltaica em vários polos de saúde.

Yanomami centro.jpg
Construção do Centro de Referência em Saúde Indígena de Surucucu (Foto: Jerônimo Gonzalez/MS)
Esse conjunto de ações resultou na redução de doenças. A desnutrição grave – muito baixo peso para idade – de crianças menores de 5 anos reduziu de 24,2% em 2023 para 19,2% em 2024. Por outro lado, o número de crianças com baixo peso aumentou ligeiramente, o que indica melhora no estado nutricional dessa população com aumento do percentual de crianças com peso adequado e redução de crianças com muito baixo peso. Hoje, 50% das crianças Yanomamis estão no peso ideal.

“A recuperação nutricional em crianças é um processo mais lento e complexo, principalmente nos casos mais graves, podendo levar anos até a normalização do peso e o fortalecimento do sistema imunológico”, pondera Weibe Tapeba.

Malária: redução de óbitos e de diagnósticos positivos

O informe aponta uma redução de 42% dos óbitos por malária e de 47% da letalidade (proporção de óbitos entre os casos confirmados da doença) relacionadas à doença entre 2023 e 2024. No período, houve leve aumento de 9,7% nas notificações (31.207 para 34.231 casos) em decorrência da ampliação das equipes de saúde, do fortalecimento das ações de vigilância e da intensificação do diagnóstico, inclusive com busca ativa, que resultaram em maior cobertura dos serviços e aumento na detecção e notificação dos casos. Em 2023, foram realizados 180.906 exames. Já em 2024, foram 260.251, um aumento de 44%.

Mesmo com a ampliação, houve uma redução de quase 24% da proporção de testes positivos para a doença. Conforme o secretário Weibe Tapeba, “os dados refletem avanços importantes no o ao diagnóstico e à assistência, com impacto direto na redução da letalidade e na melhora da resposta ao controle da malária no território”.

Expansão do atendimento em saúde

O número de atendimentos por infecções respiratórias agudas (IRA) aumentou 270% com uma redução de 73% da letalidade e de 47% dos óbitos no período. Foram 24.180 atendimentos em 2024 contra 7.523 em 2023.

Os dados do informe demonstram que, em 2024, houve aumento expressivo nos atendimentos realizados pelas principais categorias profissionais em comparação a 2023. Destaca-se o avanço dos nutricionistas, cujos atendimentos saltaram de 8.905 para 49.974 (aumento de 461%). Os atendimentos médicos cresceram 72,6%, de 26.113 para 45.072. Técnicos e auxiliares de enfermagem mantiveram o maior volume de atendimentos, com crescimento de 13,9% (de 560.447 para 638.098). Os enfermeiros registraram aumento de 28% (de 142.083 para 181.895).

Com as ações adotadas, houve diminuição expressiva no número de issões na Casa de Saúde Indígena (Casai), que é uma unidade de referência que presta assistência médica, hospedagem, alimentação e acompanhamento multiprofissional aos pacientes indígenas encaminhados para tratamento fora das aldeias. Este serviço funciona como uma ponte entre a atenção primária nas aldeias e os serviços especializados nos centros urbanos. Foram 2.837 issões em 2024 contra 4.013, em 2023 – o que representa um impacto positivo da atenção primária no território.

Imunização: aumento de 65% na aplicação de doses

O boletim também registra aumento de 65% de doses aplicadas com as vacinas de rotina recomendadas durante a Emergência de Saúde Pública de Importância Nacional Yanomami (ESPIN-Yanomami). Foram aplicadas 53.477 doses em 2024 contra 32.352 em 2023.

Rafael Ely
Ministério da Saúde

ShareTweetSend
Previous Post

Custo da construção civil sobe 0,05% em abril e acumula alta de 1,38% em um ano no Acre

Next Post

Mega-Sena sorteia neste sábado prêmio acumulado em R$ 45 milhões

Notícias Relacionadas

Reprodução de cena do filme 'O Agente Secreto' (2025), de Kleber Mendonça Filho, exibido em Cannes
Foto: @The  via YouTube / Reprodução

Qual a história de “O Agente Secreto”, filme brasileiro aplaudido em Cannes?

by Terra
19/05/2025
0

O filme "O Agente Secreto" estreou neste domingo, 18, no festival de filmes de Cannes, um dos mais respeitados do...

Presidente da Fúria, Neymar acompanhou o título da equipe na Kings League  |   Bnews - Divulgação Reprodução/Twitter

Neymar é detonado por torcedores do Santos após marcar presença em final da Kings League; veja vídeo

by Da Redação
19/05/2025
0

Horas depois da derrota do Santos para o Corinthians, pelo Campeonato Brasileiro, no domingo (18), Neymar marcou presença na final...

O bombeiro Nick Galante completava 40 anos quando decidiu expor a traição da namorada  |   Bnews - Divulgação Reprodução / Redes Sociais

Bombeiro viraliza ao expor traição da namorada em seu aniversário: “eu sei de tudo”; Vídeo

by Da Redação
19/05/2025
0

Um caso de traição viralizou nas redes sociais nos últimos dias pela forma em que foi exposto. Um bombeiro de...

O cantor foi fotografado com um copo de cerveja em meio à gravação do novo audiovisual  |   Bnews - Divulgação Reprodução / Redes Sociais

Cristão bebe cerveja? Kevi Jonny é detonado na web após ser flagrado bebendo em show; veja

by Da Redação
19/05/2025
0

Kevi Jonny gravou mais um audiovisual, no último sábado (17), intitulado 'Arrochando no Bar'. A gravação chamou atenção pelo cenário...

José Antônio Lourenço foi baleado na manhã desta segunda-feira (19)  |   Bnews - Divulgação Reprodução

Policial de elite morre após ser baleado por criminosos durante operação; assista

by Da Redação
19/05/2025
0

O policial da Coordenadoria de Recursos Especiais (Core) do Rio de Janeiro, identificado como José Antônio Lourenço, morreu na manhã...

Preço pode ficar mais barato como consequência da redução das exportações no país após gripe aviária  |   Bnews - Divulgação Divulgação / Freepik

Preço dos ovos e do frango podem ficar mais barato no Brasil? Entenda o que está acontecendo

by Da Redação
19/05/2025
0

O preço dos ovos e do frango pode cair após a redução nas exportações brasileiras provocada pelo registro do primeiro...

Mais lidas

  • Governador compara Lula a bebê reborn e é detonado na web: “Lamentável”; veja a imagem

    0 shares
    Share 0 Tweet 0
  • Donos de bebês reborn podem ser multados em até R$ 30 mil; entenda

    0 shares
    Share 0 Tweet 0
  • Como os cachorros escolhem seu humano favorito? Entenda o que a ciência diz

    0 shares
    Share 0 Tweet 0
  • Saiba como conservar bananas por mais tempo com apenas um item

    0 shares
    Share 0 Tweet 0
  • Vídeo: carro parte ao meio após grave acidente; veículo tinha 38 multas

    0 shares
    Share 0 Tweet 0
  • HOME
  • Últimas Notícias
  • Política
  • Cidades
  • Polícia
  • Concursos e Editais
  • Vídeos
  • Colunas & Blogs

© 2025 JNews - WordPress news & magazine theme by Jegtheme.

No Result
View All Result
  • HOME
  • Últimas Notícias
  • Política
  • Cidades
  • Polícia
  • Concursos e Editais
  • Vídeos
  • Colunas & Blogs
    • Blog do Crica
    • Astério Moreira
    • Soluções Práticas

© 2025 JNews - WordPress news & magazine theme by Jegtheme.