Caminha para um entendimento nacional a formação de uma Federação entre o MDB e o REPUBLICANOS. A informação foi ada ontem pelo deputado federal Roberto Duarte (REPUBLICANOS) ao BLOG, para quem as conversas estão adiantadas, e no caso do Acre têm a aprovação das direções regionais dos dois partidos. A aliança, segundo Duarte, será uma forma de contrapor a Federação PP-UB – que ainda não foi registrada no TSE – e tornará o MDB e Republicanos muito fortes, inclusive, no estado. A confirmação da Federação foi feita, também, pelo presidente regional do MDB, Vagner Sales, que tem mantido contato com o presidente da Executiva Nacional do MDB, Baleia Rossi. Essa Federação começaria com uma base forte para eleger deputados federais e estaduais.
PROFUNDO RESPEITO
Na última conversa que o presidente do MDB, Vagner Sales, teve com a vice-governadora Mailza Assis (PP), ele contou ao BLOG que ouviu dela que deve apoiar ao Senado as candidaturas do Gladson (PP) e do Sérgio Petecão (PSD), a quem se diz muito grata.
PARA QUEM NÃO SABE
Para avivar as memórias, pouca gente sabe, mas estava certo que a primeira suplente do Gladson Cameli ao Senado seria a Marfisa Galvão; e numa composição de última hora, Petecão abriu mão para a entrada da Mailza na chapa, por isso sua gratidão. Depois virou senadora e hoje é vice-governadora. Quem duvidar, pergunte dela. Gratidão é uma virtude.
”ARENÃO”
É como vem sendo chamada a Federação entre PP e União Brasil, numa alusão à Velha ARENA, partido que sustentava a ditadura militar que tomou conta do país. Suas principais figuras nacionais sempre flertaram com o autoritarismo ditatorial.
NÃO HOUVE REGISTRO
A decisão sobre quem será o candidato ao governo pela Federação PP-União Brasil, ainda não foi tomada porque só existe até aqui no mundo das idéias, não aconteceu ainda o registro junto do Tribunal Superior Eleitoral. Ou seja, juridicamente, ainda não existe. Mas acontecerá.
PDT SUMIU
O PDT, que já foi um partido representativo no estado, com deputados estaduais e federais, sumiu, virou um nanico e não será protagonista na eleição de 2026.
CONTINUA OTIMISTA
O senador Alan Rick (UB) continua otimista de que será ele o escolhido pela Federação “ARENÃO” – PP e UB-como o candidato a governador do grupo. Não consigo ver hoje (pode ser que aconteça amanhã)- um cenário para sustentar este otimismo do Alan. Não será fácil tirar a vice-governadora Mailza Assis (PP) de tempo nesta escolha.
BOM SE PREPARAR
É bom o senador Alan Rick (UB) começar a ser prático e pensar em que novo partido disputará a eleição para o governo, no próximo ano.
NÃO SERÁ SURPRESA
Não causará surpresa se a mosca azul da política contaminar o secretário de Saúde, Pedro Pascoal, para que seja candidato a deputado federal no próximo ano. Pascoal conseguiu colocar a Saúde nos eixos.
MUITO FRACA
Com raras exceções, a atual bancada federal do Acre na Câmara Federal, ficou muito a desejar em seus mandatos, limitando-se a serem meros readores de emendas e sem projetos relevantes. Se a maioria perder, ninguém vai sentir a falta.
UMA BREVE HISTORINHA
Aconteceu pelas bandas do Juruá. Uma certa prefeitura soltou uma licitação para contratação de máquinas e exigiu no Edital que fosse no máximo ano 2024. Com isso tirou todos concorrentes da região, máquina pesada não se troca como carro todo ano. Mas como num e de mágica chegaram duas máquinas Komatsu zeradas – uma Pá Carregadeira e um Escavadeira hidráulica, compradas por duas conhecidas figuras políticas, sócios, que acabaram ganhando a licitação. São historinhas que contam sobre o Juruá. O segredo vazou rápido.
ESCAPOU DAS RASTEIRAS
Ao que indica, o presidente do PODEMOS, Ney Amorim, conseguiu escapar das rasteiras e deve mesmo comandar a Fusão entre o PSDB e o PODEMOS, no estado. A informação vem de fonte segura e que chegou ao BLOG. Ney tem a garantia de Brasília.
FORA DA POLÍTICA
Nem os mais afoitos bolsonaristas como o senador Márcio Bittar (UB) acreditam que o ex-presidente Jair Bolsonaro escapará da sua inelegibilidade e poderá disputar a presidência, no próximo ano. Seu erro foi não reconhecer a vitória legítima do Lula e tentar dar um golpe para lhe tomar o poder. Montou sua tragédia.
NÃO SEI O QUE GANHA
Não consigo ver em que avança em conquista de votos, a cruzada de ódio cego do senador Márcio Bittar (UB), contra a presença das ONGs na Amazônia. No máximo, quem se interessa por isso é a sua bolha ideológica. E nada além disso.
VÃO ESPIRRAR
A Federação MDB-Republicanos terá como meta dar sustentação à candidatura do senador Alan Rick (UB) ao governo. Isso fará com que deputados governistas como Tadeu Hassem (Republicanos) e Clodoaldo Rodrigues (Republicanos), apoiadores da candidatura de Mailza, procurem outros partidos para disputar a reeleição. Ou ficam e apoiem o Alan.
PIOR QUE O SONETO
O filho do prefeito Padeiro (Bujari), que acusou o pai de compra de votos na eleição, voltou atrás em seu depoimento à justiça, caiu em contradição, e a emenda acabou saindo pior do que o soneto. Ficou claro que foi instruído para tentar salvar o pai. A saber se a justiça aceitará a nova versão.
CHAPA ENCAMINHADA
Caso se concretize a Federação entre MDB e Republicanos, a nova aliança teria uma chapa para deputado federal encaminhada, com nomes como Roberto Duarte, Antônia Lúcia, Marcus Alexandre, Fagner Sales e seria atrativa a novos nomes.
FRASE MARCANTE
“Tenha a satisfação de ver seus vícios morrerem antes de ti”. Sêneca.