O governo do Acre, por meio da Secretaria de Estado de istração (Sead), em parceria com a Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado (Fapac), lançou o edital nº 01/2025, para seleção de bolsistas pesquisadores e um bolsista coordenador para o programa Inova@Gov – Modernização da Gestão istrativa e Inovação de Governo. A iniciativa integra o esforço do governo para fomentar a inovação na gestão pública por meio da pesquisa aplicada, com foco na melhoria de processos e no uso de tecnologias inovadoras. 1c571k
Ao todo, estão sendo oferecidas seis bolsas, sendo cinco para pesquisadores e uma para coordenador, com vigência até 31 de dezembro de 2026. Os selecionados atuarão presencialmente, com possibilidade de teletrabalho, conforme autorização da coordenação do programa. A carga horária é de 30 horas semanais. Os valores das bolsas são de R$ 5.500,00 para pesquisadores e R$ 7.500,00 para o coordenador.
As inscrições serão realizadas exclusivamente pela internet, no site www.ac.gov.br, no período de 16 de maio a 6 de junho de 2025. Os interessados devem estar atentos aos requisitos de formação conforme a área de atuação e apresentar toda a documentação exigida em formato PDF.
Entre os eixos de pesquisa do projeto estão temas como modernização da política de recursos humanos, uso da tecnologia da informação na gestão pública, regularização do patrimônio imobiliário estadual e a criação de laboratórios de inovação em governo.
A seleção será realizada em quatro etapas: análise documental, avaliação curricular, análise do projeto individual de inovação e entrevista. Os candidatos devem apresentar um projeto alinhado ao Projeto Institucional de Inovação do Estado, contendo diagnóstico, proposta de intervenção e justificativa teórico-metodológica, com base nas normas da ABNT.
Para o secretário de istração, Paulo Roberto Correia, o programa representa uma oportunidade de apoiar servidores qualificados. “O Inova@Gov nasce com a missão de aproximar a ciência da prática istrativa. É um o importante rumo a uma istração pública mais moderna e voltada para resultados que impactam positivamente a vida do cidadão”, afirma.
Para o governador Gladson Camelí, a estratégia vai além da modernização istrativa: “Acreditamos que investir em pesquisa aplicada e em novas tecnologias é também investir na viabilidade dos serviços públicos e na qualidade de vida do cidadão acreano.”
O resultado final será divulgado no site da Fapac e da Sead e no Diário Oficial do Estado no dia 5 de agosto de 2025. Os aprovados terão até cinco dias úteis para o termo de compromisso e iniciar as atividades.
Dependendo do cenário poderemos ter no próximo ano, mais um personagem no campo da direita,…
Deputada federal do PP do Acre é presidente da FPeduQ - Foto: Vinicius Loures/Câmara A…
Em uma ação inovadora, as comunidades agroextrativistas do Acre têm adotado uma técnica simples, mas…
O Acre tem se tornado referência quando o assunto é prática de observação de aves,…
O Brasil registrou, nesta quinta-feira, 15, o primeiro foco de influenza aviária em avicultura comercial…
rofissionais da educação das redes estaduais do Norte do Brasil participaram da formação MídiaCOP –…