Categorias: Política

“Se a gente perder essa rota, já era”: Afonso Fernandes corredor de exportação via Porto de Chancay 34h35

Durante a sessão desta quarta-feira (14), na Assembleia Legislativa do Acre (Aleac), o deputado Afonso Fernandes (PL) fez um pronunciamento em defesa do protagonismo do Estado na nova rota de exportação pelo Porto de Chancay, no Peru. A fala reforçou o alerta já feito pelo deputado Edvaldo Magalhães (PCdoB), sobre o risco de o Acre ser deixado de fora da rota econômica estratégica que liga o Brasil ao mercado asiático por meio do Pacífico. 6n3z6i

Afonso Fernandes lembrou que há anos o Acre vem se preparando para esse momento, com investimentos em legislação, rodovias e infraestrutura. “Agora chegou o momento. O Acre tem crescido, mas não tem avançado como precisaria nas questões econômicas. Muitos jovens ainda estão desempregados e muitos saem do nosso Estado em busca de oportunidade”, disse.

O parlamentar relatou ainda sua participação na inauguração do Porto de Chancay e nas articulações com o Parlamento Amazônico, do qual é primeiro-secretário. Ele também mencionou reuniões com a ministra Simone Tebet e o senador Sérgio Petecão, além de visitas técnicas com autoridades do governo federal, onde constatou o potencial real da nova rota como saída econômica para o Acre.

No entanto, ele alertou para o risco de outros estados, como Rondônia e Mato Grosso, tentarem desviar a rota logística para seus territórios, o que poderia comprometer o protagonismo acreano. “Existe um propósito do Estado de Rondônia de desviar por Guajará-Mirim, e do Mato Grosso também. Se isso acontecer, já era. Nós não vamos ter outra oportunidade de ver o nosso Estado ser alavancado economicamente”, alertou.

O deputado também destacou a importância de incluir o Vale do Juruá no planejamento logístico, para garantir que municípios como Sena Madureira e Marechal Thaumaturgo também se beneficiem. “É preciso que a gente desperte. Nossos parlamentares a nível federal precisam agir, senão vamos tomar mais uma bola nas costas, como foi com Estrela e Califórnia”, finalizou.

Texto: Mircléia Magalhães/Agência Aleac

Edmilson Ferreira
Compartilhe
Publicado por
Edmilson Ferreira

Últimas Notícias 23t73

Bocalom ite candidatura 462k60

Dependendo do cenário poderemos ter no próximo ano, mais um personagem no campo da direita,…

17/05/2025

Neri propõe Frente Parlamentar Mista Sul-Americana 4a1r37

Deputada federal do PP do Acre é presidente da FPeduQ - Foto: Vinicius Loures/Câmara A…

17/05/2025

Inovação no Cultivo de Castanheiras no Acre: como baldes plásticos viraram mini estufas para a produção sustentável de mudas 6p5u1i

Em uma ação inovadora, as comunidades agroextrativistas do Acre têm adotado uma técnica simples, mas…

17/05/2025

Acre divulga birdwatching na Avistar Brasil, maior evento de observação da Natureza da América Latina 331h6n

O Acre tem se tornado referência quando o assunto é prática de observação de aves,…

17/05/2025

Acre segue livre da gripe aviária e governo diz que reforçou vigilância 4d5z5e

O Brasil registrou, nesta quinta-feira, 15, o primeiro foco de influenza aviária em avicultura comercial…

17/05/2025

A presença do Acre na MidiaCOP, educação midiática ambiental, em parceria com a Embaixada da França 3rq2w

rofissionais da educação das redes estaduais do Norte do Brasil participaram da formação MídiaCOP –…

17/05/2025