A Secretaria de Estado de Educação e Cultura (SEE) abre matrículas para a Educação de Jovens e Adultos (EJA) em todo o estado. As inscrições seguem até o dia 30 de junho. Ao todo, 126 escolas da rede estadual ofertam a modalidade, sendo 100 unidades localizadas nos municípios e 26 na capital, Rio Branco. ESCOLAS QUE OFERTAM EJA. 3f1u5t
Para efetuar a matrícula, é necessário apresentar um documento de identificação com foto, comprovante de residência e, se houver, histórico escolar.
Estudantes da EJA mobilizados para a Chamada Pública de Matrículas reforçam a importância de voltar a estudar e concluir a educação básica. Foto: Mardilson Gomes/SEE
A EJA desempenha um papel fundamental no sistema educacional acreano, ao oferecer uma nova oportunidade de o à educação formal para quem não pôde concluir os estudos na idade apropriada. Jovens a partir de 15 anos podem se matricular no Ensino Fundamental, enquanto o Ensino Médio está disponível para maiores de 18 anos.
Mais do que garantir o direito à escolarização, a EJA transforma vidas. O retorno à sala de aula amplia as chances de inserção no mercado de trabalho, melhora a renda familiar, fortalece a autoestima e contribui para a construção de novos projetos de vida.
“Estamos convidando toda a população acima de 15 anos que não concluiu o Ensino Fundamental e acima de 18 anos que ainda não concluiu o Ensino Médio a retornar à escola por meio da EJA. Além de concluir os estudos, essas pessoas terão a oportunidade de realizar um curso de qualificação profissional ofertado pela nossa rede”, destaca Jessé Dantas, chefe do Departamento de Educação de Jovens e Adultos da SEE.
Equipe pedagógica e estudantes da EJA unidos na campanha de matrículas, promovendo o direito à educação para todas as idades. Foto: Mardilson Gomes/SEE
Ele reforça, ainda, que, para jovens de 19 a 24 anos matriculados no Ensino Médio, existe a possibilidade de o ao programa Pé-de-Meia, desde que atendam aos critérios de elegibilidade. “São várias vantagens. Além de finalizar a educação básica, que é o principal objetivo, os estudantes podem dar continuidade aos seus sonhos, realizar cursos profissionalizantes, ingressar no ensino superior e alcançar novos patamares na vida pessoal e profissional”, enfatiza.
A modalidade também cumpre um papel social importante ao promover o desenvolvimento pessoal, o pensamento crítico e o exercício da cidadania. Os estudantes da EJA tornam-se referências em suas comunidades, incentivando outras pessoas a valorizarem a educação como instrumento de transformação.
Neste ano, a Chamada Pública para Matrículas na EJA ganha relevância especial ao alinhar-se ao Pacto Nacional pela Superação do Analfabetismo e pela Qualificação da EJA, reafirmando o compromisso com uma educação mais inclusiva, cidadã e equitativa.
Jessé Dantas, chefe do Departamento de Educação de Jovens e Adultos da SEE, destaca as oportunidades oferecidas pela EJA e convida a população a retomar os estudos. Foto: Mardilson Gomes/SEE
A campanha é voltada para um público amplo e diverso, incluindo:
Jovens, adultos e idosos;
Comunidade LGBTQIA+;
Pessoas com deficiência;
Comunidades de diferentes origens étnicas e culturais;
Pessoas privadas de liberdade;
Populações rurais, indígenas e periféricas.
O Acre tem se tornado referência quando o assunto é prática de observação de aves,…
O Brasil registrou, nesta quinta-feira, 15, o primeiro foco de influenza aviária em avicultura comercial…
rofissionais da educação das redes estaduais do Norte do Brasil participaram da formação MídiaCOP –…
Uma pesquisa do Instituto Croma, divulgada na quinta-feira (15), apontou que mais da metade dos…
Pessoas que utilizarem bebês reborn para furar filas poderão ser multadas em até R$ 30…
O governador de Minas Gerais, Romeu Zema (Novo), entrou no hype dos bebês reborn e…