Categorias: Notícias

Acre divulga birdwatching na Avistar Brasil, maior evento de observação da Natureza da América Latina 331h6n

O Acre tem se tornado referência quando o assunto é prática de observação de aves, também conhecida como birdwatching. Com o intuito de divulgar ainda mais as belezas naturais do estado, o governo do Acre, por meio da Secretaria de Turismo e Empreendedorismo (Sete), participa do Avistar Brasil, o mais importante encontro de observação de natureza da América Latina, realizado no Jardim Botânico de São Paulo, entre 16 e 18 de maio. 4w5l5t

O diretor de Turismo da pasta, Jackson Viana, destaca que o Acre participa da 18ª edição da Avistar Brasil com um estande informativo sobre o estado. “Estamos falando sobre o potencial do Acre para o turismo de observação de aves, que é uma prática que reúne 100 milhões de praticantes em todo o mundo. Nós estamos bem estruturados e esperamos ter um resultado positivo com a vinda de cada vez mais turistas nacionais e internacionais para o estado”, afirma.

Jackson ressalta, ainda, que a Sete participa do evento para falar sobre os principais atrativos turísticos do Acre que permitem a prática do birdwacthing. “Nós também temos o representante da Secretaria de Estado de Meio Ambiente [Sema], Ricardo Plácido, que vai falar sobre as unidades de conservação estaduais, que são istradas pela Sema, que permite a prática da observação de aves. Além disso, também temos a participação do trade turístico, com apoio do Sebrae, com Victor Pontes, da Ayshawã Travel, que é uma empresa de receptivo turístico com condições de levar pessoas para prática do birdwatching”, destaca.

Ricardo Plácido, servidor da Sema e biólogo, fez uma descoberta inédita em janeiro deste ano: se tornou o primeiro a fotografar o tovacuçu-xodó e a disponibilizar o registro no site Wiki Aves – A enciclopédia das aves do Brasil.

“A participação do Acre no Avistar Brasil 2025, em São Paulo, deve chamar a atenção do público, já que é uma feira de âmbito nacional com participação de vários estados consagrados no evento. É uma oportunidade de levar o nosso potencial para essa grande vitrine, que é o Avistar Brasil, o maior evento da América Latina do segmento. Esse ano, além de trazer o estande com a Secretaria de Turismo e Empreendedorismo, a gente está expondo o potencial do Acre para o segmento e também para o turismo, como um todo”, explica Ricardo.

“Vamos ministrar uma palestra no dia 17, às 17h, quando vamos apresentar a raridade, o endemismo e a beleza das aves do Acre, no sentido de atualizar o público com as novidades que fomos descobrindo ao longo desses anos. Vamos levar o nome do Acre com muita honra e esperamos que, a partir disso, o estado se consolide de vez dentro desse evento, porque nacionalmente já é consolidado em termos do turismo de observação de aves”, ressalta.

Edmilson Ferreira
Compartilhe
Publicado por
Edmilson Ferreira

Últimas Notícias 23t73

Bocalom ite candidatura 462k60

Dependendo do cenário poderemos ter no próximo ano, mais um personagem no campo da direita,…

17/05/2025

Neri propõe Frente Parlamentar Mista Sul-Americana 4a1r37

Deputada federal do PP do Acre é presidente da FPeduQ - Foto: Vinicius Loures/Câmara A…

17/05/2025

Inovação no Cultivo de Castanheiras no Acre: como baldes plásticos viraram mini estufas para a produção sustentável de mudas 6p5u1i

Em uma ação inovadora, as comunidades agroextrativistas do Acre têm adotado uma técnica simples, mas…

17/05/2025

Acre segue livre da gripe aviária e governo diz que reforçou vigilância 4d5z5e

O Brasil registrou, nesta quinta-feira, 15, o primeiro foco de influenza aviária em avicultura comercial…

17/05/2025

A presença do Acre na MidiaCOP, educação midiática ambiental, em parceria com a Embaixada da França 3rq2w

rofissionais da educação das redes estaduais do Norte do Brasil participaram da formação MídiaCOP –…

17/05/2025

Estudo aponta impacto dos influenciadores digitais na vida dos brasileiros; número impressionante diz não ser influenciado 3e3n3u

Uma pesquisa do Instituto Croma, divulgada na quinta-feira (15), apontou que mais da metade dos…

16/05/2025