O preço dos ovos e do frango pode cair após a redução nas exportações brasileiras provocada pelo registro do primeiro caso de gripe aviária no país, segundo análise do economista e coordenador de Índices de Preços da Fundação Getulio Vargas (FGV), André Braz, com base em dados de inflação divulgados pelo portal Globo Rural.
Vale destacar que o valor do ovo de galinha teve alta de 30% entre janeiro e abril, enquanto o do frango subiu 3,26%, sendo maior quando vendido em pedaços, com 5,59%. Os números são do Índice de Preços ao Consumidor Amplo (IPCA).
“O excedente saudável que não for exportado será direcionado para as prateleiras dos supermercados, o que é um alívio, principalmente para o preço dos ovos, que subiram fortemente neste ano”, afirmou Braz, ressaltando que a queda nos preços pode ser momentânea.
Até o momento, cinco países — México, Chile, China, Argentina e Uruguai — anunciaram que suspenderão as compras de carnes de frango e ovos do Brasil devido à gripe aviária. O Japão, por sua vez, restringiu a importação apenas no município de Montenegro, no Rio Grande do Sul.
“Ainda é cedo para avaliar as consequências a longo prazo, pois tudo dependerá de quanto tempo o Brasil levará para reverter essas restrições internacionais e se a doença será contida ou se irá se espalhar”, ponderou Braz.
“Por mais rápido que seja e por menor que seja o acúmulo de estoques, haverá uma oferta extra que entrará no mercado interno e que não estava prevista. Em princípio, o consumidor será beneficiado com uma queda nos preços que deve ocorrer rapidamente. Esse ciclo é muito rápido e, provavelmente, nos próximos dois meses vamos acompanhar esse movimento”, afirmou o economista e sócio da MB Associados, José Roberto Mendonça de Barros, em entrevista ao Globo Rural.
“O maior custo da produção avícola, que é a ração, não está pressionado no momento. Pelo contrário, este é um bom período para as margens na produção de aves”, acrescentou, destacando que, apesar do impacto da crise aviária, a estocagem pode não ser um problema, já que o país vive uma boa fase na atual safra de grãos.