Imagem: iStock/Getty Images gxb
Responder uma mensagem rápida, conferir uma notificação… parece inofensivo, mas é aí que está o perigo. Olhar o celular por apenas 1 segundo enquanto dirige pode ser o suficiente para causar um grave acidente.
Para se ter uma ideia, o uso do celular na direção de um veículo já é considerado pela Organização Mundial da Saúde (OMS) como um dos maiores causadores de acidentes do planeta. Apenas 20% dos condutores brasileiros item que utilizam o celular enquanto dirigem. Mas a OMS estima que essa parcela seja muito maior, beirando os 90%.
No mundo, mais de 1,3 milhão de acidentes foram provocados no ano ado devido a esse comportamento dos condutores. Em território brasileiro, conforme o Renainf, uma média de 244 condutores foi multada por hora, em 2024, por estarem usando o celular enquanto dirigiam.
E esses dados não devem ser vistos apenas como alarme, mas como motivos para reforçar o real perigo de utilizar o celular enquanto dirige.
Multas que o celular pode gerar ao motorista
Quando você desvia os olhos da via, mesmo que por pouco tempo, o seu carro percorre metros. A 60 km/h, por exemplo, 2 segundos significam cerca de 33 metros sem olhar para frente. Isso é como dirigir de olhos fechados por quase meia quadra. Por isso, o Código de Trânsito Brasileiro (CTB) estipula infrações pesadas para a atitude.
Conforme o artigo 252 do CTB, dirigir manuseando ou simplesmente segurando o celular gera infração de natureza gravíssima, com multa no valor de R$ 293,47 e a soma de 7 pontos na CNH. Aqui, vale para tudo que se faz com celular na mão enquanto estiver no volante: falar ao telefone, gravar vídeos, lives, tirar fotos etc.
E um detalhe importante: muitas pessoas acreditam que, ao parar no sinal vermelho, está liberado mexer no celular. Mas esse é um grande erro. Acontece que essa situação também pode gerar distração e trazer riscos ao trânsito no local. Por isso, se for flagrado nessa situação, o condutor será multado pela mesma infração gravíssima – uma vez que a infração considera o veículo em circulação, mesmo que momentaneamente parado no semáforo.
Da mesma forma, engana-se quem ainda pensa que fones de ouvido são liberados. No caso de utilizar fones enquanto se está dirigindo, há duas condutas infracionais previstas:
quando os fones são utilizados no aparelho de som do veículo, mesmo que por conexão via bluetooth, por exemplo;
quando os fones são utilizados no celular.
Em ambas as situações, o condutor poderá ser multado. A infração é de natureza média, com multa de R$ 130,16 e a soma de 4 pontos na CNH.
Com e adequado, celular está liberado
O celular não é, claro, terminantemente proibido no veículo. O motorista pode transportar e utilizar o telefone desde que respeite regras que garantam a segurança no trânsito. Nesse caso, o celular deve ser fixado em e adequado no ou no para-brisa, de forma que não atrapalhe a visão do condutor nem interfira na condução do veículo.
Usar o celular solto no colo, no banco ou manuseá-lo enquanto dirige é infração de trânsito, podendo ser enquadrado como infração média ou gravíssima, a depender da forma de uso. O ideal é que o motorista configure o GPS ou qualquer aplicativo antes de iniciar a viagem, evitando interações durante a condução.
Quanto a chamadas telefônicas, a legislação permite que o motorista atenda ligações por meio do sistema viva-voz ou via Bluetooth, desde que não utilize o aparelho diretamente com as mãos. Isso significa que, se o veículo possui conexão com o celular por Bluetooth, o condutor pode atender chamadas pelos comandos do carro ou por comandos de voz.
Evitar distração é o único caminho para impedir acidentes
Nenhuma mensagem vale a sua vida ou a vida de terceiros. Com isso em mente, saiba que a distração causada por chamadas, mensagens ou aplicativos pode ser tão perigosa quanto dirigir alcoolizado.
Para prevenir acidentes, o primeiro o é criar o hábito de organizar tudo antes de sair com o veículo: defina o destino no GPS, ajuste o som, conecte o celular ao Bluetooth e ative o modo “não perturbe” ou “modo direção”, disponível em muitos smartphones. Isso reduz drasticamente as notificações e evita a tentação de olhar para a tela.
Outra dica importante é usar e veicular adequado, posicionado de forma que não atrapalhe a visão da via. Isso permite visualizar rotas de GPS sem precisar segurar o aparelho, o que já elimina um risco grave. Se for indispensável usar o celular durante o trajeto — por exemplo, para atender uma ligação importante —, opte por comandos de voz ou pare o carro em local seguro.
Lembre-se: em segundos de distração, muita coisa pode acontecer.
Fonte: BNEWS
A Prefeitura de Rio Branco, por meio da Secretaria de Assistência Social e Direitos Humanos,…
Aposentados e contribuintes do INSS no Acre estão denunciando descontos indevidos em seus contracheques, incluindo…
Ameaças realizadas por um estudante de medicina assustou quem precisou de atendimento na Unidade de…
No auge dos seus 40 anos, o atacante Cristiano Ronaldo surpreendeu a internet ao revelar…
Um homem em uma cadeira de rodas motorizada foi flagrado circulando no meio do trânsito…
A cantora mexicana Dulce María anunciou uma novidade que promete emocionar os fãs da música…