A Prefeitura de Rio Branco, por meio da Secretaria de Assistência Social e Direitos Humanos, anunciou nesta quarta-feira (21), a mudança no local de funcionamento do Centro Pop e apresentou a nova política de atendimento voltada à pessoas em situação de rua.
De acordo com o secretário municipal, João Marcus Luz, o Centro Pop será transferido para a região da Baixada da Sobral, no bairro Castelo Branco, onde funcionará exclusivamente como um escritório para atendimento, triagem e encaminhamento das pessoas que vivem em situação de rua.
As refeições, incluindo o café da manhã, que antes eram oferecidas no centro da cidade, arão a ser servidas no Restaurante Popular, proporcionando mais conforto e dignidade aos usuários do serviço.
“Nós vamos fazer o melhor. Lá ninguém vai dormir ou se alimentar no local; o espaço será destinado para o atendimento e encaminhamentos necessários. Essa desorganização que hoje ocorre no centro da cidade não vai mais acontecer. Pedimos à população que confie no nosso trabalho, pois o serviço de qualidade será mantido e a desinformação será superada”, ressaltou o secretário João Marcus Luz.
A transferência do Centro Pop foi determinada pelo Ministério Público Estadual, que ajuizou ação para a implantação de uma política pública adequada ao atendimento dessa população.
O secretário explicou que a Prefeitura já trabalha na criação de um comitê municipal e na elaboração de um plano de atendimento, que será apresentado em breve.
“Nunca houve um plano específico para esse público. A decisão judicial nos obriga a agir com responsabilidade e eficiência. Com essa mudança, evitaremos que pessoas que não precisam do serviço se utilizem dele indevidamente, garantindo atendimento a quem realmente necessita”, explicou o secretário.
No novo endereço, além do atendimento, serão oferecidos palestras e cursos para a população em situação de rua, com foco na reintegração familiar. “A prioridade é fazer com que essas pessoas retornem ao convívio familiar. Se necessário, ofereceremos e como cestas básicas e colchões. Caso a família não aceite, contamos com nossa casa de acolhimento Dona Elza, que está ando por reforma para melhor atendimento”, acrescentou João Marcus Luz.
Para garantir segurança na região, o entorno do novo Centro Pop contará com câmeras de monitoramento 24 horas, e as rondas policiais serão intensificadas com apoio da Polícia Militar.
A Prefeitura de Rio Branco reafirma seu compromisso com a dignidade, acolhimento e inclusão social das pessoas em situação de rua, buscando a melhoria contínua dos serviços públicos e a construção de uma cidade mais justa para todos.