Categorias: Atualidade

Saiba como o sangue e a urina “deduram” consumo de ultraprocessados, aponta estudo 1x4k5o

Um estudo publicado nesta terça-feira (20) pelo Instituto Nacional de Saúde dos Estados Unidos (NIH, na sigla em inglês) revelou que amostras de sangue e urina podem funcionar como indicadores precisos da quantidade de alimentos ultraprocessados consumidos por uma pessoa.

Os alimentos ultraprocessados são produtos submetidos a intensos processos industriais e transformações químicas — como enlatados, embutidos, conservas e diversos itens industrializados. Estima-se que uma em cada cinco mortes no mundo esteja relacionada à má alimentação, e esses produtos vêm ganhando destaque em pesquisas recentes como potenciais vilões.

Pela primeira vez, os cientistas identificaram moléculas no sangue e na urina que indicam o quanto da energia ingerida provém de ultraprocessados. A descoberta pode contribuir para uma compreensão mais precisa dos efeitos desses produtos — já associados a doenças como obesidade, diabetes e câncer — sobre o organismo humano. As informações são do portal g1.

Estudos anteriores tinham limitações

Até então, a maioria das pesquisas sobre alimentação se baseava em entrevistas com os participantes, que relatavam o que consumiram. Esse método, no entanto, é considerado impreciso, já que muitas pessoas não conseguem lembrar exatamente o que comeram ou não sabem identificar corretamente o que é um alimento ultraprocessado.

Para superar essas limitações, os pesquisadores conduziram o estudo em duas etapas. Na primeira, analisaram 700 amostras de sangue e urina de voluntários, cruzando os dados com registros alimentares coletados ao longo de um ano. A análise revelou que, em média, os ultraprocessados representavam 50% da ingestão calórica dos participantes.

Com base nesses dados, foi criada uma espécie de “pontuação” utilizando 28 marcadores no sangue e 33 na urina, capazes de indicar a presença desses alimentos na dieta. Alguns desses marcadores apareceram com frequência elevada e se mostraram associados a um maior risco de desenvolver diabetes tipo 2.

Fase clínica confirma resultados

Na segunda fase do estudo, 20 adultos foram internados por um mês no Instituto Nacional do Câncer dos EUA. Durante esse período, receberam dietas alternadas — com alimentos ultraprocessados e não processados — por duas semanas cada. Ambas as dietas continham valores semelhantes de calorias, açúcar, gorduras, fibras e outros nutrientes, e os participantes podiam comer à vontade.

O resultado foi claro: os marcadores encontrados nas amostras biológicas permitiram identificar com precisão quando os voluntários estavam consumindo grandes quantidades de ultraprocessados.

E o que isso muda?

O termo “ultraprocessado” ou a ser utilizado há cerca de 15 anos para classificar alimentos com alto grau de industrialização e grande quantidade de aditivos químicos. Diversos estudos já relacionaram esse tipo de produto a doenças crônicas.

Com a descoberta dos marcadores biológicos, os cientistas esperam que, no futuro, seja possível monitorar com mais precisão o impacto dos ultraprocessados na saúde humana. Isso poderá melhorar a confiabilidade de pesquisas científicas e facilitar o rastreamento da relação entre dieta e doenças como o câncer.

Fonte: BNEWs

Da Redação
Compartilhe
Publicado por
Da Redação

Últimas Notícias 23t73

Celular ao volante: veja riscos e qual é a única forma de não ser multado 322g4i

Responder uma mensagem rápida, conferir uma notificação... parece inofensivo, mas é aí que está o…

21/05/2025

Estudante de medicina saca arma para socorrista dentro de UPA; Assista o vídeo e3u5m

Ameaças realizadas por um estudante de medicina assustou quem precisou de atendimento na Unidade de…

21/05/2025

Cristiano Ronaldo descobre idade metabólica mais jovem e dispara: “Jogarei por mais dez anos” 6pa64

No auge dos seus 40 anos, o atacante Cristiano Ronaldo surpreendeu a internet ao revelar…

21/05/2025

VÍDEO: Homem em cadeira de rodas motorizada dribla carros em via movimentada 6v3el

Um homem em uma cadeira de rodas motorizada foi flagrado circulando no meio do trânsito…

21/05/2025

Ex-RBD Dulce María anuncia lançamento de música inédita com Marília Mendonça 6f1e20

A cantora mexicana Dulce María anunciou uma novidade que promete emocionar os fãs da música…

21/05/2025

Ex-funcionário volta a atacar Gracyanne Barbosa e detona: ‘Fez macumba para ter Belo de volta’ 4h3851

Depois de ter causado repercussão com uma série de acusações contra Gracyanne Barbosa, o ex-funcionário…

21/05/2025