Categorias: Manchete

Os desafios climáticos para a infraestrutura do Acre 104l1p

O governo do Estado do Acre, representado pelo Departamento de Estradas de Rodagem, Infraestrutura Hidroviária e Aeroportuária (Deracre) e pela Secretaria de Estado de Obras Públicas (Seop), marca presença no Workshop Regional da América Latina sobre Resiliência da Infraestrutura de Transportes, realizado entre 27 e 29 de maio na sede da Agência Nacional de Transportes Terrestres (ANTT), em Brasília. A presidente do Deracre, Sula Ximenes, o diretor de Planejamento e Expansão da Autarquia, Júlio Martins e o secretário de Obras Públicas, Ítalo Lopes, participam do evento, que reúne especialistas, autoridades e representantes de países latino-americanos para discutir estratégias que tornem os sistemas de transporte mais seguros, sustentáveis e preparados para enfrentar desafios climáticos. 154m2x

Sula Ximenes destacou a importância do evento para o Acre, reforçando o compromisso com a melhoria da infraestrutura local. “Participar desse workshop é mais do que uma troca de ideias; é uma chance de trazer soluções práticas para o nosso estado. Queremos aprender com experiências de outros lugares e aplicar esse conhecimento para construir estradas e obras que resistam aos desafios do clima e melhorem a vida do nosso povo”, afirmou.

A abertura do encontro contou com a presença de autoridades como o ministro dos Transportes, Renan Filho; o ministro de Portos e Aeroportos, Silvio Costa Filho; a secretária da COP30, Ana Toni; o diretor-geral da ANTT, Guilherme Theo Sampaio; além de representantes internacionais, como o embaixador da Índia no Brasil, Sandeep Kumar Kujur, e a diretora da Coalition for Disaster Resilient Infrastructure (CDRI), Ranjini Mukherjee.

Evento internacional discute soluções para a infraestrutura de transportes frente às mudanças climáticas. Foto: Luy Andriel/Deracre
O secretário Ítalo Lopes enfatizou o impacto técnico e estratégico da participação do Acre. “Estamos aqui para absorver conhecimento e boas práticas que nos ajudem a planejar e executar obras mais robustas e adaptadas às mudanças climáticas. Nosso foco é garantir infraestrutura de qualidade que seja duradoura e atenda às necessidades da população acreana”, declarou.

Promovido pela ANTT, em parceria com o Ministério dos Transportes e a CDRI, o workshop apresenta estudos de caso, soluções inovadoras e práticas bem-sucedidas na América Latina para enfrentar riscos naturais e promover a resiliência em transportes. A programação, realizada no auditório Eliseu Resende, fortalece a cooperação regional e o desenvolvimento de políticas públicas voltadas para sistemas de mobilidade mais preparados para os desafios do presente e do futuro.

Edmilson Ferreira
Compartilhe
Publicado por
Edmilson Ferreira

Últimas Notícias 23t73

Estação Ecológica Rio Acre realiza levantamento de fauna, flora e armazenamento de carbono 2m431l

Uma expedição com 40 participantes à Estação Ecológica (Esec) Rio Acre organiza dados sobre a…

28/05/2025

Primeira frente fria do ano chega ao Acre a partir de hoje (28) ao Estado do Acre; saiba como fica o clima 2ls32

O boletim climático do Centro Integrado de Geoprocessamento e Monitoramento Ambiental (Cigma) aponta para a…

28/05/2025

Fique atento: Inscrições para o Enem 2025 vão até 6 de junho; e o edital e saiba mais 6w812

s inscrições do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) 2025 começaram nesta segunda-feira, 26 de…

28/05/2025

Prêmio de Valorização será pago nesta quarta (28) a quase 1,9 mil servidores no Acre a4h6w

O governo do Acre paga nesta quarta-feira, 28, o Prêmio Anual de Valorização do Desenvolvimento…

27/05/2025

Pacientes com dermatite atópica am a contar com tratamento integral no SUS 205p6a

A dermatite atópica - condição que acomete principalmente as crianças - poderá ser tratada de…

27/05/2025

Carro em alta velocidade atinge muro na Praia do Flamengo; ASSISTA 552t15

Um carro colidiu em alta velocidade com um muro na Rua Engenheiro Alves de Souza,…

27/05/2025